Novo contrato pode triplicar cirurgias eletivas de catarata

-

Com a pandemia de Covid-19 perdendo força e os serviços gerais de saúde voltando a um fluxo próximo do normal, a tendência é que muitos dos atendimentos represados nos últimos dois anos retomem sua ordem de importância. Isso inclui as cirurgias eletivas, aquelas que não são consideradas de urgência, mas que, às vezes, o tempo de espera também vira dor de cabeça.

Em Venâncio Aires, um dos maiores gargalos diz respeito à oftalmologia. São, atualmente, 383 pessoas na fila de espera por uma cirurgia de catarata, ou seja, já passaram, inclusive, pelas consultas prévias e de diagnóstico. Para dar fluidez a essa fila (o paciente mais antigo aguarda desde outubro de 2020), a Prefeitura firmou novo contrato com o Hospital Candelária, que é a referência para os procedimentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, o novo convênio permitiu aumentar de 14 para até 54 cirurgias por mês. Considerando que o credenciamento prevê 480 cirurgias em 12 meses (tempo que pode ser estendido o contrato), seriam, em média, 40 cirurgias mensais, quase o triplo do que existe hoje. “Essa fila acumulou muito devido à pandemia, mas acreditamos que a partir de agora vai diminuir bastante esse tempo de espera. Zerar não vai, porque sempre terão novos pacientes, mas com certeza vai baixar essa fila”, comentou Quintana.

O secretário destacou ainda que esse incremento nas cotas foi possível porque o Hospital Candelária aderiu ao programa Cirurgia Mais, do governo gaúcho, em que recebe recursos estaduais e um complemento do Município que contrata o serviço. “Cada cirurgia o Estado passa R$ 1,5 mil e Venâncio R$ 771,60, de recursos próprios.”

Sobre a possibilidade de fazer parte dos procedimentos em Venâncio, Tiago Quintana disse que o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) foi procurado, mas, segundo ele, “não houve um entendimento de como fazer aqui.”

Santa Tecla

Venâncio Aires é o único município da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde que oferece oftalmologia na rede municipal. No município, existe o Centro Oftalmológico, que atende junto ao posto de saúde do bairro Santa Tecla e que conta com aparelhos para consultas e exames básicos. Conforme o secretário Tiago Quintana, só lá são cerca de 300 pessoas na fila de espera. Também é no posto do Santa Tecla que ocorrem todos os agendamentos e encaminhamentos de consultas, divididas entre Venâncio e Candelária.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido