A eleição dos novos integrantes do Conselho Tutelar ocorre neste domingo, 1º de outubro, em todo o país. Em Venâncio Aires, o processo acontece das 8h às 17h, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro, situado na rua 15 de novembro, número 1.415, no Centro. Ao todo, participam 18 candidatos, para as cinco vagas existentes. Também serão eleitos até 10 suplentes.
Podem votar os maiores de 16 anos, com título de eleitor há, pelo menos, três meses antes da data da eleição. No dia da votação, é necessário apresentar título de eleitor físico e documento com foto ou o título de eleitor digital já com foto, o e-título. Só podem votar no município aqueles com o título registrado ou transferido para Venâncio Aires até o dia 3 de julho.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Leonardo Duarte da Rosa, esteve no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, nesta sexta-feira, 29, e reforçou o convite para que os cidadãos participem deste processo eleitoral. “Participe deste momento importante para o município, mas principalmente para o futuro das novas gerações, onde a gente consegue propor mudanças na mentalidade e ter participação ativa na vida da criança e adolescente”, argumentou ele.
O processo eleitoral, que é organizado pelo Comdica, é realizado através de voto direto em urna eletrônica, secreto, facultativo e cada pessoa vota em apenas um candidato. Serão 12 seções e 48 mesários. Duarte diz que no local haverá um painel com a indicação, por ordem alfabética, da seção de cada eleitor. Em anos anteriores, a participação era de aproximadamente 3,2 mil pessoas do colégio eleitoral de Venâncio Aires, que é de 53.407 eleitores. Neste ano, devido a uma maior mobilização, a expectativa é de que este número aumente.
A eleição será fiscalizada pelo Ministério Público e os primeiros boletins de urna serão divulgados a partir das 18h, com previsão do resultado preliminar para a segunda-feira, 2. Após isso, será aberto prazo para possíveis impugnações e denúncias. O mandato é de quatro anos e a posse dos eleitos será realizada no dia 10 de janeiro de 2024. A carga de conselheiro tutelar é de 40 horas semanais e, o salário, de R$ 2.894,02.
A diplomação definitiva dos eleitos será no dia 10 de outubro e, entre os meses de novembro e dezembro, será realizada a uma capacitação de um dia com informações sobre o fluxo de atendimento, revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os deveres do Conselho Tutelar.
“Não conseguimos escolher policiais e bombeiros, profissionais que vão nos salvar, mas os conselheiros tutelares são aqueles que vão garantir os direitos dos nossos filhos e defender quando necessário. Neste domingo, a oportunidade é essa, de exercer a democracia.”
LEONARDO DUARTE DA ROSA
Presidente do Comdica
Candidatos e números
- Adriana da Silva Teixeira – 118
- Aline Machado da Silva – 335
- Ana Cristina Haas – 111
- Barbara Andressa da Silva – 100
- Bárbara Luciane Fischer da Silva – 891
- Fabiana Dalila Royer – 137
- Fernando Marcelo da Silva Trindade – 122
- Hérica Alexsandra Grefenhagen – 101
- Jeferson Schultz – 300
- Luciane Wagner – 123
- Luis Cesar Fernandes – 235
- Maria Roseli Henz – 231
- Mislene Josi Martins – 199
- Neli Ripplinger – 200
- Sara Maria Nottar – 121
- Simone Andréa Vieira – 102
- Tamires Rodrigues De Oliveira – 555
- Vagner Crestani Hamerski – 103