Números preliminares de campanha do Censo não alcançam objetivo da Prefeitura

-

Neste sábado, 15, se encerra o prazo de um mês da força-tarefa realizada para a campanha ‘Venâncio cresceu e nós podemos provar’, da Prefeitura de Venâncio Aires. A campanha tinha como objetivo encontrar moradores que ainda não foram recenseados na pesquisa do Censo Demográfico 2022, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, até a última quinta-feira, 13, foram 452 formulários preenchidos, que, com base na média por residência, seria o equivalente a 1.598 pessoas – chegando a 70.018 habitantes, 1.299 a menos que o necessário.

De acordo com a procuradora-geral do município, Gisele Spies Chitolina, estes números ainda podem sofrer alterações até o fim da data limite. A partir de agora, a Administração atuará em várias frentes, para contestar os números finalizados que forem apresentados ao IBGE, tanto na esfera administrativa e, se necessário, judiciária. “Especialmente porque existem algumas dúvidas quanto à qualidade do trabalho realizado, isto em razão dos fatos que estão sendo amplamente divulgados pela imprensa nacional”, destaca Gisele.

Ela cita o fato de o IBGE alegar que existem 3.334 residências desabitadas no município, o que a Administração não acredita corresponder à realidade. “Temos diversos dados que podem contrapor esta conclusão do IBGE, número de nascidos, número de óbitos, residências ativas com energia elétrica e água, dados do censo escolar, dados da saúde e da agricultura. Como imaginamos que não conseguimos chegar em todas as pessoas que foram recenseadas com nossa campanha, ainda vamos questionar estes dados que não fecham com os números do IBGE”, pontua.

FPM

Os números prévios do IBGE apontam para uma população de 68.443 habitantes, o que faria a Capital do Chimarrão cair no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 2,6 (entre 71.317 e 81.504 habitantes) para 2,4 (entre 61.129 e 71.316 habitantes), que pode ocasionar uma perda de até R$ 4,5 milhões anualmente.

Segundo Gisele, ainda será trabalhado com as forças políticas regionais para aprovação de Projeto de Lei, que está em trâmite na Câmara dos Deputados, que prevê a diluição desta redução do coeficiente do FM ao longo de dez anos. Além disso, ela diz que será mantida a possibilidade de registrar dados até o dia 30 de abril nos canais de comunicação da Prefeitura. “Mas precisávamos ter estes dados antes, para que o próprio IBGE pudesse verificar as informações repassadas, então a campanha se encerra hoje, mas vamos seguir até o dia 30 recebendo informações”, enfatiza a procuradora-geral.

1.299

É o número de habitantes que ainda faltariam para alcançar os 71.316 habitantes e manter o 2,6 no FPM



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido