A nutricionista Tainara Neves explica que nos dias mais frios é normal que as pessoas tenham mais vontade de consumir alimentos calóricos, e por isso, o consumo de saladas e frutas acaba diminuindo.
Ela indica utilizar os alimentos mais termogênicos, como por exemplo café, canela e gengibre, bem como adaptar as receitas para uma versão mais saudável e tentar ao máximo manter o consumo regular de frutas. “Elas podem ser aquecidas em forno de micro-ondas ou mesmo assadas, mas não devem ser deixadas de lado”, orienta.
Tainara observa que frutas como a bergamota são riquíssimas em vitamina C, fibras e antioxidantes, por isso, é uma grande aliada na prevenção de resfriados, funcionamento do intestino e do organismo. “Comer uma bergamota no sol tem o seu valor, né?”, brinca. Além desta opção, também está liberado esbanjar na laranja, carambola, kiwi e morango durante o outono e inverno.
Segundo a profissional outro fator que normalmente diminui nesta época é o consumo de água, que é essencial e deve ser igual em todas as estações, lembrando que chimarrão, chá e café não a substituem, explica Tainara.
“O que não pode faltar nesta época do ano são receitas gostosas e nutritivas, como legumes refogados, caldos e sopas quentinhas, assim como as frutas da estação, que garantem um bom aporte de vitaminas, indispensáveis para manter a imunidade do corpo”, comenta a nutricionista.