A manhã de sábado, 19, contou com programação ‘recheada’ na Travessa São Sebastião Mártir, no Centro de Venâncio Aires. A primeira edição do Emprega Venâncio contou com cerca de 540 vagas de emprego em 20 empresas de Venâncio Aires e região. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, junto da agência FGTAS/Sine.
O secretário Marcos Hüttmann avalia de forma positiva a ação, que fechou com 246 entrevistas realizadas. “Ficamos muito felizes com o evento, ele veio para marcar território, com sucesso, assim como o Qualifica Venâncio”, acrescentou.
A programação ainda contou com as feiras de artesanato e de adoção de pets, inscrições para o Qualifica Venâncio e orientações sobre a confecção da Carteira de Trabalho e da Carteira de Artesão. “O Emprega Venâncio veio pra se tornar um dos maiores eventos de empregabilidade da nossa região. Para mostrar que somos uma cidade de desenvolvimento e oportunidades”, destacou o secretário.
Para o coordenador da agência local do FGTAS/Sine, Fernando Freda, o evento foi um sucesso e alcançou o objetivo, que foi oferecer oportunidades para a comunidade, tanto com vagas de emprego e qualificação profissional quanto de serviços de orientação. “Conectamos pessoas: trabalhadores em busca de inserção no mercado de trabalho, empresas procurando mão de obra e cidadãos interessados em se capacitar”, completou.
Vaga adequada
Ao contrário das vagas disponíveis rotineiramente na agência do FGTAS/Sine, junto ao espaço Venâncio Empreendedor, o evento oportunizou aos participantes realizarem diferentes entrevistas, todas no mesmo dia. O diretor-presidente da agência FGTAS/Sine, José Scorsatto, que esteve presente na atividade, destacou que foi uma oportunidade de encontrar a vaga mais adequada para cada perfil.
“Poderiam fazer 20 entrevistas se assim desejasse, para encontrar a vaga que melhor encaixa com cada perfil. Por isso, é um evento tão importante e que mostra que o município tem empregos disponíveis”, acrescentou.
Além disso, Scorsatto disse que a realização de feirões de emprego é uma novidade na política pública do FGTAS/Sine e que a edição de sábado em Venâncio pode ser considerada uma das maiores já realizadas pelo órgão.
Durante o Emprega Venâncio ocorreu mais uma rodada de inscrições para os cursos gratuitos de capacitação profissional do programa Qualifica Venâncio. Foram ofertadas 46 vagas, distribuídas em cinco áreas de atuação, com aulas conduzidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Mix. Todas foram preenchidas.
“Ações como essa dão simbologia da economia forte que tem em Venâncio e na região. Nos sentimos satisfeitos em desenvolver atividades como essas.”
JOSÉ SCORSATTO
Diretor-presidente da agência FGTAS/Sine
As diferentes formas de buscar um novo emprego
Para quem circulava nos estandes de cada empresa, percebia algo muito claro: os diferentes perfis que buscavam uma oportunidade. Assim como as empresas, de setores desde frigoríficos até supermercados, as pessoas sendo entrevistadas iam desde jovens até idosos.
Morador do bairro Coronel Brito, Fábio Alves, 39 anos, fez quatro entrevistas na manhã, em busca de uma vaga de emprego após o final da safra do tabaco. Ele afirmou que, por 16 anos, trabalhou em quatro empresas e sempre por diversos anos, mas que recentemente não encontrou uma chance e, pela primeira vez, foi safrista. “Até gostei, mas termina agora em agosto e preciso de um novo trabalho.”
Conforme Alves, o Emprega Venâncio é uma ótima ideia, pois oportuniza para a comunidade, principalmente para aqueles que não têm tempo durante a semana, conseguir entrevistas. “Podia ter um por mês. Mas não pode ficar só na teoria, de ambas as partes, a empresa precisa contratar e a pessoa ter vontade de trabalhar”, comentou.
Já para a costureira aposentada Ana de Fátima da Cunha, de 69 anos, a entrevista de emprego no Super Lenz foi sinônimo de acolhimento. Buscando completar a renda, a idosa foi decidida a buscar a vaga no supermercado. “Me indicaram o Lenz e a entrevista foi ótima. Me senti acolhida, quase como se já fosse uma funcionária”, comemorou.
Ana conta que já é cliente do estabelecimento e espera ser contratada. “Muitas vezes, nos idosos, somos tratados mal. Aqui me senti muito respeitada”, disse.
Importância
A encarregada de Recursos Humanos (RH) da Calçados Beira Rio, de Mato Leitão, Roberta Weschenfelder, relatou que a empresa disponibilizou 50 vagas no Emprega Venâncio, que a Beira Rio participa todas as sextas-feiras com entrevistas no espaço Venâncio Empreendedor e que o FGTAS/Sine é muito importante. “Assim como este evento, que é de extrema relevância para nós e para quem busca uma vaga. Contribui bastante e tivemos um resultado muito positivo”, afirma.