É impossível passar pela rua Berlim da Cruz, no bairro Brígida, principalmente à noite, e não parar para admirar a decoração de Natal na residência do casal Tatiana Pradella, 46 anos, e Eberson Mohler, 58 anos. Já são cerca de 18 anos desta tradição e, a cada ano, a família inova e incrementa com novos itens e luzes.
Entre os atrativos estão o balanço mexicano de papai noéis, helicópteros que giram, diversas luzes e objetos natalinos, uma roda gigante e um trenó em movimento que lança bolhas de sabão no ar – por noite, são gastos dois tubos de detergente para as bolhas. Arcos e estrelas na calçada também são novidades.
O idealizador de toda a decoração é o empresário Eberson, que tem como hobby a fabricação das estruturas metálicas e a montagem e instalação de tudo. A intenção, segundo ele, é sempre trazer elementos em movimento, que é o que mais chama a atenção das pessoas e principalmente, das crianças. Neste ano, inclusive, a família foi até Gramado para se inspirar e buscar novas ideias.
A movimentação para montagem da decoração no pátio da casa inicia ainda em setembro, quando Eberson reorganiza os itens, compra novos e reforma o que é necessário. Todo o processo leva em torno de uma semana. Neste ano, contou com a ajuda especial do filho Pedro André. “É trabalhoso e pesado, mas compensa, é gratificante”, considera.
A inauguração da temporada de Natal deste ano foi em 22 de novembro, quando a família realizou um evento para amigos próximos e familiares. A intenção é manter a decoração até 8 de janeiro. Para Eberson, o que motiva a decorar a residência a cada fim de ano, é o encanto das crianças, que nos meses que antecedem o Natal já questionam sobre quando a decoração será instalada.
Surpresa para crianças
Na noite do último domingo, 1º, a calçada da família Pradella e Mohler estava cheia de visitantes. Uma das famílias que foi contemplar a ‘casa natalina’, como já é conhecida, foi a da cabeleireira Débora Vieira, 50 anos, moradora do bairro Gressler. Ele visitou o local acompanhada das filhas Rulica, 32 anos, Jéssica, 30, e Sofia, de 7 anos, além do neto Enockh, 3 anos, e do genro Gabriel.
Rulica é moradora de Santa Cruz do Sul e aproveitou o passeio em Venâncio para levar o filho Enockh até o bairro Brígida. O pequeno se encantou com as bolhas de sabão. “É uma época muito mágica, gostamos muito, está tudo lindo demais e a cada ano eles surpreendem com mais itens na decoração”, comentou Rulica.
- O endereço da residência é a rua Berlim da Cruz, 601, no bairro Brígida. A decoração é ligada diariamente às 19h30min e permanece até a meia-noite.