O exemplo de voluntariado que vem dos jovens

-

A Festa de São Sebastião Mártir e Festa Evangélica, assim como outros tantos eventos realizados em Venâncio Aires mobilizam um verdadeiro batalhão de voluntários. São moradores de diferentes locais, de diferentes idades e profissões, que se doam para fazer o evento acontecer, seja na organização da estrutura, na venda de ação entre amigos ou produção de pastéis ou almoço.

Além de pessoas que já têm anos de experiência, jovens também estão entre os voluntários. É o caso de Matheus Loeblein, 13 anos. O estudante do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus contribui em diversas entidades e grupos desde muito cedo. “Comecei por motivação dos meus pais e do meu irmão, e também porque é algo que gosto”, afirma.

De início, foi no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta e depois também começou a ajudar nas Festas do Bastião. Ele enfatiza que toda a família sempre contribuiu de forma voluntária quando necessário.

Apesar de ser católica, a família também é voluntária na Festa Evangélica. Na semana passada, Matheus fez parte da equipe de ‘controle de qualidade’ dos pastéis para a 75ª edição do evento, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.

O jovem ressalta que gosta de fazer este tipo de trabalho pois se sente bem, faz novas amizades, adquire conhecimento e o principal motivo: para sempre seguir no caminho do bem. Sobre a participação dos jovens, ele acredita que já aumentou um pouco nos últimos anos, mas considera que o número poderia ser ainda maior. “Acredito que a palavra ideal para descrever o trabalho voluntário é solidariedade, pois todos estão juntos em função de um bem maior e acabamos mudando nossa forma de pensar sobre as coisas”, afirma o estudante.

Para Matheus, quem ainda não está inserido em nenhum tipo de trabalho voluntário, deve começar já. “Com certeza não irá se arrepender. Cada momento é mágico, você só receberá coisas boas de pessoas com o coração puro e gentil”, comenta.

“Acredito que a palavra ideal para descrever o trabalho voluntário é solidariedade, pois todos estão juntos em função de um bem maior e acabamos mudando nossa forma de pensar sobre as coisas.”
MATHEUS LOEBLEIN
Estudante

Festeiros da 75ª Festa Evangélica com alguns voluntários da equipe do pastel. (Foto: Divulgação/Comunidade Evangélica)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido