O trabalho em família que testemunhou a evolução empresarial de Passo do Sobrado

-

Grande parte das empresas de Passo do Sobrado surgiram ou se expandiram nas últimas três décadas, após a emancipação, em 1992. Muitas delas, têm sua história ligada ao Escritório Contábil Moenke, empreendimento que é anterior ao município.

Tudo começou em 1987, quando o filho mais velho de Arbi e Esther Moenke, Luís Fernando, decidiu investir no negócio próprio. Com experiência na área e o apoio da família, transformou em escritório um quarto da casa onde morava com os pais e o irmão Luciano. “O primeiro cliente foi o Elto Dettenborn, que depois foi prefeito de Passo do Sobrado”, lembra Luciano, que começou a auxiliar o irmão quatro anos depois, em 1991, em serviços de rua e pagamentos bancários.

De office boy, passou a organizar notas fiscais e, aos poucos, foi aprendendo diferentes tarefas da contabilidade. Em 1994, ingressou no curso de Ciências Contábeis na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Me formei em 1999 e em 2002 me tornei sócio do meu irmão”, relata o empresário, atualmente com 46 anos. Há duas décadas, a empresa está localizada na rua São José, 75. Em 2013, os irmãos abriram uma filial em Santa Cruz do Sul e, desde então, se dividem na coordenação dos dois escritórios.

escritório moenke passo do sobrado
Equipe do Escritório Moenke, que já tem mais de 35 anos de história no município (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Em Passo do Sobrado, além dos sócios-proprietários, são três colaboradores. A empresa oferece serviços contábeis, certificação digital e também atua na área de despachante de trânsito. Assim como o empreendimento da família Moenke cresceu e se diversificou, outros tantos estabelecimentos comerciais e indústrias iniciaram ou ampliaram as atividades no município ao longo dos últimos anos.

“Acompanhamos muito a evolução do comércio em Passo do Sobrado. Temos clientes de 30, 35 anos, empresas que iniciaram conosco e permaneceram, alguns mais antigos também e muitos que surgiram ao longo do tempo”, observa Luciano. Além de prestar assessoria para empresas, o escritório atende entidades com atuação importante do município, como a Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários, a Associação Nossa Senhora do Rosário, que administra o cemitério, e instituições esportivas.

“Em termos de crescimento econômico, melhorou muito após a emancipação, pois surgiu um movimento de investimento no local. Alguns expandiram os negócios, outros criaram empresas e muitas pessoas vieram morar aqui. Foi muito positivo pois a população começou a acreditar em Passo do Sobrado.”
LUCIANO ANDRÉ MOENKE – Contador

Desenvolvimento de Passo do Sobrado

Para o contador, a principal diferença é que, após a emancipação, as pessoas começaram a acreditar mais em Passo do Sobrado, o que refletiu no crescimento econômico. “Melhorou muito por não precisar mais se deslocar para longe, pois Passo do Sobrado era um distrito esquecido de Rio Pardo”, recorda.

Na opinião de Luciano, o município é um ótimo local para se viver, para quem busca tranquilidade, segurança e qualidade de vida. A proximidade com as pessoas e as características positivas da população são fatores que contribuem para gostar do local. “Conheço muita gente aqui, são pessoas de bem, e isso faz como que continue apostando em Passo do Sobrado.”

História

O início da história da família Moenke em Passo do Sobrado remete ao ano de 1965, quando Arbi Moenke deixou o interior de Vale do Sol. Ele era orientador agrícola da empresa Souza Cruz e viajava por todo o Rio Grande do Sul. A esposa, Esther (falecida), era agricultora. Os dois filhos do casal, Luís Fernando e Luciano, nasceram em Passo do Sobrado.

Atualmente, Luciano, a esposa Patrícia, que também trabalha no escritório, e a filha caçula, Gabriela, de 15 anos, moram com seu Arbi, 85 anos. A filha mais velha deles, Bruna, de 20 anos, reside em Porto Alegre, onde cursa Engenharia Civil.

família moenke passo do sobrado
Família Moenke no Natal de 2018. Na foto, Arbi e Esther com os filhos, as noras e os netos (Foto: Arquivo pessoal)


Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido