Eduardo Luft, vereador mais jovem da Câmara e eleito presidente da Mesa Diretora foi vereador mirim em 2005.
Vereador mais jovem da Legislatura iniciada em 1º de janeiro, Eduardo Luft, 30 anos, terá a missão de presidir a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires ao longo de 2025. Foi a primeira vez que ele concorreu e foi eleito vereador, mas o dia da posse não foi a data de estreia no Legislativo da Capital do Chimarrão.
Há quase duas décadas, em 10 de outubro de 2005, o então estudante da Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, era empossado Vereador Mirim de Venâncio Aires ao lado de outras nove crianças. Na época, a Câmara não tinha sede própria – foi inaugurada em 2006 – e funcionava em um ambiente da antiga Rio Grande Tabacaleira (hoje Alliance One). Luft tinha 10 anos e representou o vereador Telmo Kist, que era filiado ao PDT, partido que anos mais tarde ele se filiaria e pelo qual foi eleito vereador nas eleições de 2024. Naquele ano, o advogado Paulo Mathias Ferreira era quem presidia a Câmara de Vereadores. Inclusive, é ao lado do ex-presidente da Câmara que Luft, o atual presidente e que também é advogado, tem um dos poucos registros fotográficos da época.
Matéria publicada na edição impressa de 11 de outubro de 2005 registra a participação de Dudu no projeto Vereador Mirim. Coincidentemente, na mesma página foi divulgada uma nota e um edital sobre a convenção que iria eleger o presidente do diretório municipal do PDT. Na época, o partido era liderado por Airton Artus, que era vice-prefeito de Venâncio e se elegeria prefeito, pela primeira vez, três anos depois.
Demandas do vereador mirim
Naquele ano, os 10 alunos apresentaram na tribuna algumas demandas da comunidade escolar. “Eu lembro que pedimos uma faixa de segurança para os alunos atravessarem com segurança na frente da escola e um redutor de velocidade”, relembrou o ex-aluno da escola localizada às margens da RSC-287, principal rodovia da região.
Em 2013 Luft voltou à Câmara, com 18 anos, para atuar como assessor do então vereador Jarbas da Rosa (PDT), prefeito reeleito e empossado por Luft na quarta-feira, 1º. “Na época eu trabalhava meio turno na Câmara, no outro atuava com a família na colheita de tabaco e fazia faculdade à noite”, relembrou em entrevista na Terra FM, nesta semana. Dudu também atuou nos últimos quatro anos como assessor de gabinete do Jarbas, que é seu padrinho político.
Quis o destino e o incentivo do projeto Vereador Mirim, que aquele menino de sorriso tímido, criado em Linha Mangueirão, colocasse seu nome na história da política venâncio-airense.