Em meio a projetos e trabalhos de combate a fake news desenvolvidos por instituições e empresas, está o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que também se preocupa com o tema e promoveu uma ação importante, principalmente, durante a pandemia de Covid-19, quando muitas notícias falsas foram disseminadas sobre a doença.
O venâncio-airense Jeferson Gabriel Ribeiro dos Santos, 21 anos, faz parte do projeto #TamoJuntoUNICEF desde 2020, logo depois que se formou em Técnico em Informática pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires.
O projeto, que é totalmente virtual e tem encontros via Google Meet, teve início em meio à pandemia e o foco inicial foi envolver voluntários na missão de propagar informações corretas sobre a pandemia em suas próprias redes sociais, também desmentindo fake news. Agora, o projeto segue voltado à capacitação dos voluntários, com cursos, palestras, bate-papos e atividades, uma contrapartida da entidade para os participantes.
Jeferson conta que o projeto surgiu justamente devido à propagação de falsas informações durante a pandemia. Nesta etapa, foram envolvidos adolescentes de todo o Brasil para atuarem como voluntários. “Conheci essa iniciativa através do Instagram e quando vi que me encaixava no perfil para participar, resolvi tentar e acabei entrando”, explica o jovem.

Ações
- O jovem afirma que ainda participa do projeto e leva muitos aprendizados de cada oportunidade e cada tema trabalhado.
- Agora, o trabalho continua, com outros propósitos, como a saúde mental, minorias sociais, direitos humanos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), direitos das crianças e defesa dos direitos das mulheres.
- Mesmo com outras frentes de trabalho, Jeferson comenta que o combate às fake news sempre se torna um assunto recorrente e presente em muitas temáticas.
- Em maio de 2020, Jeferson e demais voluntários foram reconhecidos com Moção de Aplauso pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires devido a participação no projeto.
- Hoje, o jovem estuda psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do Programa Universidade para Todos (Prouni), e é estagiário da Prefeitura de Venâncio Aires na Casa do Imigrante, além de também trabalhar com pesquisa em dança e teatro.
“Eu identificava na minha rede muitas pessoas compartilhando coisas falsas, principalmente sobre a pandemia, e eu me senti útil, em um momento em que estávamos presos em casa, por conta do lockdown. Foi interessante a experiência e estar vinculado com a UNICEF é super bacana.
JEFERSON GABRIEL RIBEIRO DOS SANTOS
Voluntário do projeto #TamoJuntoUNICEF
