Obra da Estrada Velha deve ser finalizada no primeiro semestre deste ano

-

Moradores dos bairros Canto do Cedro, Bela Vista e Bem Feita esperam ansiosos pela conclusão da pavimentação da chamada Estrada Velha, que liga os bairros até a localidade de Linha Hansel, e será também uma das possibilidades de acesso para a RSC-287. Em entrevista para o programa Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, na segunda-feira, 27, a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, afirmou que a obra – iniciada em janeiro de 2023 – deve ser totalmente finalizada ainda no primeiro semestre deste ano.

Ao todo, serão 5,4 quilômetros pavimentados, sendo 4,7 quilômetros com uma ciclovia no lado direito, no sentido cidade/rodovia. Atualmente, mais de 70% da obra está concluída. A finalização já foi postergada outras vezes, em virtude de chuvas. O último prazo previsto era para o mês de fevereiro, mas o contrato foi prorrogado por mais 90 dias para que a empresa realize as conclusões da obra.

A empresa Giovanella executou o trecho urbano da obra, 700 metros do bairro Bela Vista até a localidade de Linha Bem. O trecho foi licitado de forma separada, no valor de R$ 2.696.494,82, com aditivos. Os outros 4,7 quilômetros estão sendo executados pela Conpasul. O valor da obra é de R$ 13.002.984,06, com recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Últimas etapas

Deizimara afirma que as equipes da empresa Conpasul estão na última etapa de base. Nesta semana foi iniciada a colocação do macadame – um tipo de pavimentação que usa pedras britadas, areia e, por vezes, argila, para criar uma superfície sólida e durável. Essa base compactada vai receber o asfalto, posteriormente.

A expectativa, contando com a colaboração das condições do tempo, é de que até o fim de fevereiro a via já esteja pavimentada, mas a conclusão total da obra, com a sinalização, pintura e ciclovia, deve ocorrer até o fim do primeiro semestre deste ano. “As pessoas falam que a obra está em atraso porque não veem o asfalto na via, mas tivemos bastante passagem de canalização, remoções de terra e todo um processo de preparação da via. Os profissionais buscam a situação mais segura possível, para não só fazer a via, mas também não a tornar um local de risco, tudo é analisado”, explica a secretária de Planejamento e Urbanismo.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido