Obra está sendo executada pela ALM Engenharia e Construções (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Obra está sendo executada pela ALM Engenharia e Construções (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Avançam dentro do calendário previsto as obras do Residencial Morada das Lavandas, na esquina das ruas Conde D’Eu e Cândido de Moura, no bairro Aviação. Em um terreno de 7.523,24 metros quadrados, estão sendo construídos 112 apartamentos pelo Governo Federal, através do ‘Minha Casa, Minha Vida’ (MCMV), com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

O prazo estabelecido em contrato para a entrega é janeiro de 2026, mas a expectativa é de concluir até o fim do ano. A empresa venâncio-airense ALM Engenharia e Construções é a responsável por todas as etapas da obra.

Conforme o engenheiro Sidnei Cunha Schein, o andamento está em ritmo acelerado, com os trabalhos 74,46% concluídos. A obra começou em 12 de setembro do ano passado e alguns problemas acabaram interferindo no andamento, como as condições climáticas.
“Estamos fazendo de tudo para entregar até o fim do ano, essa é a nossa expectativa e está definido dentro do cronograma. Mas o período de chuvas, junto com a umidade, prejudica a rotina, principalmente externa”, explica o proprietário da ALM, Luiz Paulo Assmann Júnior.

Na parte interna, a colocação de pisos e azulejos está em 50%; de esquadrias em 85%; gesso em 95% e pintura em 40%. A estrutura de energia elétrica já está finalizada. Na área externa, o trabalho é direcionado aos telhados com 85% concluído; pintura em 20%; além do trabalho com redes pluviais e cloacais, entre outros.

17,2 milhões – é o valor destinado pelo Governo Federal para execução das obras do Residencial Morada das Lavandas.

Estrutura

No total, são sete torres que comportam os 112 apartamentos, com quatro unidades por andar. Cada um possui dois quartos, banheiro, sala e cozinha integradas e sacadas. Além disso, o complexo ainda terá salão de festas, biblioteca, playground, espaço para prática de esportes e de lazer e convivência. Integram o projeto, uma rua central e vagas para estacionamento.

Seleção das famílias

Apesar de não ter vínculo com a obra, a Prefeitura é a responsável por indicar as famílias que vão residir nos apartamentos. Conforme a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, a seleção está concluída e o documento já está em análise na Caixa Econômica Federal (CEF).

Cada apartamento vai ter sala e cozinha integradas, banheiro e dois quartos
Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.