(Foto: Divulgação/Corsan)
(Foto: Divulgação/Corsan)

A Corsan iniciou nesta terça-feira, 9, as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário no bairro Aviação em Venâncio Aires. O investimento de R$ 4,8 milhões prevê a instalação de 13,5 quilômetros de redes coletoras e 906 ramais para interligação dos imóveis à tubulação, beneficiando cerca de 3,6 mil pessoas.

Os serviços desta semana devem acontecer nas ruas Conde D’Eu, Rufino Pereira, Duque de Caxias, Carlos Wagner, Voluntários da Pátria e Barão do Triunfo. Os resíduos serão enviados por gravidade à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Morsch, dispensando a construção de estação de bombeamento.

Após a conclusão, o sistema estará pronto para que os moradores façam as ligações prediais, seguindo notificação da Companhia com procedimentos e prazos. A expansão também ocorre nos bairros Cidade Nova e Brígida, enquanto no Morsch as redes já foram finalizadas.

Para reduzir transtornos, a equipe de responsabilidade social da Corsan acompanha diariamente os trabalhos e orienta sobre horários de interdição de ruas e garagens. Os profissionais usam uniformes identificados e crachás da empresa. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com os agentes ou pelo telefone (55) 99121-5992.

Universalização do saneamento

As obras integram o plano para cumprir o Marco Legal do Saneamento, que estabelece que, até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano nos 317 municípios que atende.

Em Venâncio Aires, as obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário iniciaram em março e até o final deste ano serão construídos nove quilômetros de rede coletora de esgoto. Para 2026, estão previstos mais 20 quilômetros de rede implantada e 1.675 novas ligações, além de quatro estações de bombeamento de esgoto, beneficiando 6,7 mil pessoas.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Corsan)