Espaço para esporte e lazer no bairro Aviação, na divisa com o Gressler, o Parcão deve ter as obras de revitalização concluídas em breve. O local conta com duas quadras de vôlei de praia, que já estão à disposição da comunidade, bem como a quadra de tênis, utilizada para jogar futebol. Além disso, estão em construção uma quadra de futebol 7 e a pista de skate, enquanto a pista de atletismo está sendo revitalizada.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o espaço para futebol 7 já está praticamente pronto, falta apenas uma questão legal para sua plena liberação. Enquanto isso, a recuperação da pista de atletismo já tem 90% do serviço concluído, o que deve ser finalizado até o dia 11 de abril, e a pista de skate está na metade do processo – prazo vai até o dia 11 de maio. A empresa responsável por todas as melhorias, selecionada via contratação direta, é a Terraciclo.
O objetivo é espalhar brita no entorno dessas quadras (atualmente há grama) e disponibilizar um espaço para estacionamento de veículos. “A revitalização ampliará cada vez mais os espaços para esporte e lazer e vai valorizar economicamente o entorno, pois obras de revitalização trazem junto a valorização imobiliária e comercial”, argumenta a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza. O valor total investido é de R$ 1,1 milhão.
Pavimentação
Próximo do Parcão, há duas vias que, em breve, devem receber pavimentação: 15 de Novembro e Wilma Helena Kunz. De acordo com a secretária Deizimara Souza, a expectativa é que se abra licitação para execução das obras no segundo semestre de 2024, uma vez que também facilitariam o acesso à Escola do Senai.
Legenda: Comunidade pode utilizar o espaço para diversas modalidades esportivas. Quadras de vôlei de praia e de futebol 7 e pista de skate estão sendo construídas
Crédito: Renan Zarth/Terra FM
Avenida Leonel Brizola terá modelo semelhante à Ruperti Filho
A Secretaria de Planejamento e Urbanismo está buscando parceria com o Estado e com a União para viabilizar a pavimentação asfáltica da avenida Leonel Brizola, que liga os bairros Bela Vista e Gressler ao Santa Tecla, passando pelo Aviação. A estimativa é de que a obra custe aproximadamente R$ 7 milhões.
A secretária Deizimara Souza explica que o projeto objetiva realizar uma via semelhante ao que hoje é a avenida Ruperti Filho, com duas faixas para cada mão, separadas por um canteiro e ciclovia. Além disso, como o espaço da avenida é bastante largo, a Secretaria quer construir estacionamentos oblíquos nas laterais.
“A pavimentação da avenida Leonel Brizola faz parte de um processo de desenvolvimento econômico, social, esportivo e turísticos do município, pois faz a ligação de grandes bairros.”
DEIZIMARA SOUZA
Secretária de Planejamento e Urbanismo