
Os trabalhos de reconstrução da ponte do Passo Fundo, no Arroio Sampaio, seguem em ritmo acelerado com a empresa DG Participações, de Teutônia. O projeto, com recursos do governo federal (Defesa Civil) e apoio das prefeituras de Mato Leitão e Cruzeiro do Sul, integra o Plano de Reconstrução Pós-Desastres.
A estrutura foi destruída na enchente histórica de maio de 2024. Com uma largura de 7,50 metros e comprimento de 43,35 metros, a nova ponte vai facilitar o tráfego de veículos, pedestres, transporte escolar e escoamento de produção agrícola entre os dois municípios. Acompanhando o andamento dos trabalhos, o engenheiro Jacson Pacheco, da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, destaca que a nova travessia vai aumentar a segurança e reduzir o risco de isolamento em caso de cheias.
Pacheco informa que os trabalhos se encontram em fase adiantada de execução. “A equipe de Engenharia e Planejamento de Cruzeiro do Sul segue monitorando as condições climáticas e acompanhando diariamente a execução para garantir o bom andamento dos trabalhos, que vêm sendo realizados com rigor técnico e segurança acima de tudo”, destacou.
Serviços executados
- Demolição completa das antigas lajes, pilares e vigas em concreto armado;
- Implantação da infraestrutura de apoio ao canteiro de obras com container/escritório com sanitários, depósito, centrais de formas, concreto e armaduras;
- Escavações para fundações (sapatas e blocos de coroamento) na cabeceira de Mato Leitão;
- Concretagem das longarinas da ponte: aproximadamente 30% executados, com previsão de alcançar cerca de 60% até o final desta semana.