Usina de Triagem segue fechada até o final das reformas
(Foto: Alvaro Pegoraro)
Usina de Triagem segue fechada até o final das reformas (Foto: Alvaro Pegoraro)

Ainda não há data para a liberação do uso da Usina de Triagem de Venâncio Aires. Localizado em Linha Estrela, o local segue em fase de preparo para a retomada da operação. Atualmente, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, é realizada a adequação da estrutura, em especial do piso e da cobertura.

No início das obras, em junho, a Administração chegou a anunciar o prazo de três meses para a conclusão – finalizado em 4 de setembro. No entanto, Von Helden é mais ‘cauteloso’ sobre o assunto. “São múltiplos fatores, por isso não podemos estipular prazo. Inclusive para não criar expectativa”, explica.

Ainda assim, o titular do Meio Ambiente afirma que após a conclusão da reforma, será aberta uma licitação para a contratação de empresa que assumirá a triagem e o transbordo dos resíduos sólidos recolhidos em Venâncio. A empresa vencedora deverá operar com maquinários próprios e contratar mão de obra para a execução do serviço. “O local já está completamente limpo e, assim que finalizar, retomamos os trabalhos”, completa.

A concretagem de todo o terreno da usina, que busca eliminar o depósito direto de resíduos no solo, a nova estrutura garantirá que todo o trajeto dos resíduos – desde a entrada dos caminhões até a pesagem, triagem e saída – ocorra sobre superfície pavimentada, oferecendo maior segurança ambiental e operacional.

Local está fechado desde o fim de abril (Foto: Alvaro Pegoraro)

Desde a interdição, ocorrido no final de abril, o Município realiza o transbordo em uma área licenciada em Santa Cruz do Sul, pois não há outro ambiente apropriado em Venâncio. A contratação emergencial no município vizinho tem validade de seis meses (até outubro), podendo ser prorrogada por igual período, e custa um valor aproximado de R$ 130 mil por mês a mais para os cofres públicos. “O prazo final que temos, para entregar a usina pronta, é abril de 2026, quando acaba o contrato emergencial”, enfatiza.

Relembre

• Desde fevereiro de 2024, com a rescisão do contrato com a CRC Cooperativa de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo, o município ficou sem o serviço de triagem de lixo e a usina se tornou um ponto de transbordo, onde o material chegava e era encaminhado ao aterro sanitário de Minas do Leão.

• O local foi fechado em maio, após denúncia do vereador Ezequiel Stahl (PL) que resultou em uma visita da Patrulha Ambiental (Patram), da Brigada Militar. As autoridades notificaram a Prefeitura de Venâncio Aires. Com isso, o Executivo contratou, de forma emergencial, uma área licenciada em Santa Cruz do Sul para transbordo e encaminhamento posterior para o aterro sanitário.