A empresa Entalp Construtora Ltda, contratada pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) iniciou nesta semana as obras de construção das capelas mortuárias, ao lado da casa de saúde. O projeto recebeu recursos da Prefeitura de Venâncio Aires no valor de R$ 965,9 mil para aplicação no térreo, com estrutura de 214,82 metros quadrados, para as capelas velatórias. Porém, a iniciativa também prepara o imóvel para ampliações futuras do hospital.
“A ideia do poder público e nossa, é ampliar o Pronto Atendimento do Hospital, que trabalha sempre com ocupação total. Pensando nisso, foi projetado um prédio de quatro andares neste espaço. No térreo as capelas serão construídas com este valor, com estrutura preparada para ampliação dos andares,” destaca o presidente do hospital, Marcelo Farinon.
O antigo Necrotério Paul Harris, construído em 1976 em campanha comunitária idealizada pelo Rotary Club Venâncio Aires foi interditado em 2022 por problemas estruturais e riscos de acidentes. Além das capelas mortuárias, a estrutura inicial também terá sanitários e copa. O prédio deve ser construído com a projeção de até cinco andares e a empresa estima que primeiro pavimento com as capelas mortuárias esteja concluído em até seis meses.
Em contrapartida ao recurso recebido da Prefeitura, o local não cobrará taxa de uso do local para as famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único. “Conversamos com o Hospital, Rotary e as próprias funerárias, que prestam muito bem esse serviço aos usuários de Venâncio. No entanto, são muitas famílias sem condições nesse momento difícil e cabe ao poder público garantir dignidade e conforto. Vamos refazer as capelas, preparar o Hospital para ampliação de mais quatro pavimentos e, em contrapartida, o Hospital não cobrará a taxa de velório ou limpeza para os integrantes do Cadastro Único”, explica o prefeito Jarbas da Rosa.
O projeto é assinado pelo engenheiro do município, Marco Aurélio Holtz, comportando duas capelas velatórias, mas com a possibilidade de ampliar para um terceiro espaço, todos com copa para uso das famílias, sanitários com acessibilidade e sala de preparação para corpos. Estão previstos ainda ambientes de convívio externos e a entrada e saída para a rua Visconde do Rio Branco.
Fonte: AI Prefeitura