ONG Alphorria promove evento para marcar os 135 anos do pós-abolicionismo

-

Neste sábado, 13, das 9h às 11h30min, ocorre o painel ‘E no dia seguinte: a Alphorria e a construção de uma educação antirracista’. A atividade será na sede da ONG Alphorria, localizada na rua Cláudio Reckziegel, número 939, no bairro Aviação.

O objetivo principal é refletir sobre os significados do dia 13 de maio para a sociedade, que marca os 135 anos da sanção da Lei Áurea e o fim da escravidão. Além disso, a necessidade da construção de uma educação antirracista.

A coordenadora da ONG Alphorria, Ana Lucia Landim, afirma que no momento também serão comemorados os 5 anos do Grupo de Estados (GE) Alphorria e os 4 anos de aprovação das cotas raciais em concurso públicos. “É uma felicidade estar dentro das programações de aniversário do município e tudo isso é muito significativo”, ressalta.

O painel contará com a participação das professoras formadoras Selenir Krombauer, da Escola Superior de Teologia (EST) de São Leopoldo; Camila Francisca da Rosa, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e a mediação será de Viviane Weschenfelder, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O evento é aberto, gratuito, terá certificação para os interessados e não é necessária a inscrição prévia.

A Alphorria realiza também o projeto ‘Somos Todos Coloridos’, em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aloisius Paulino Algayer e toda comunidade escolar, com várias oficinas durante o ano. Uma dessas aulas será de capoeira, e neste sábado, 13, as professoras da escola realizarão uma aula inaugural de capoeira. “Será uma breve amostra do trabalho que será realizado na escola”, comenta.

A entidade convida toda a comunidade interessada, principalmente professoras de todas as redes de ensino, para dialogar com as professoras formadoras convidadas. “A ONG Alphorria colabora, dentro de suas condições, para uma educação escolar que trabalhe a diversidade étnico-racial como uma riqueza do nosso país e a equidade racial como princípio”, afirma.

  • A organização é da ONG Alphorria, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Jornal Folha do Mate.

“O momento será uma formação potente para os professores presentes e uma fala de reflexão para a comunidade. A educação antirracista é compromisso nosso desde sempre e fazer essa reflexão sobre o pós-abolição é importante.”
ANA LUCIA LANDIM
Coordenadora da ONG Alphorria

ANA LUCIA LANDIM


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido