ONG Companhia dos Animais: proteção e cuidado em Passo do Sobrado

-

Castração de fêmeas de rua, alimentação, atendimento veterinário e medicamentos para animais em lares temporários. Essa é uma parte do trabalho voluntário realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Companhia dos Animais, de Passo do Sobrado. Com quase 10 anos de fundação a ONG atende, em média, de 20 a 25 animais por mês, entre castrações e consultas veterinárias.

Segundo a voluntária e tesoureira da entidade, Daniela Cristina Kaufmann, não existe uma demanda de trabalho definida. “A demanda surge e colocamos no grupo dos voluntários da ONG. O voluntário que está mais disponível atende a situação”, conta. No ano passado, a Companhia dos Animais recebeu repasse da Prefeitura de Passo do Sobrado no valor de R$ 20 mil.

No projeto apresentado pela entidade ao Legislativo, havia a castração de felinas e caninas das famílias de baixa renda, inscritas no Bolsa Família, e também das fêmeas adotadas por meio da Companhia dos Animais. “Deu para castrar uma boa quantidade de fêmeas no município, reduzindo a superpopulação de cães e gatos”, comenta a voluntária.

Como contrapartida, está prevista a realização de palestra em quatro escolas da localidade – Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Francisco de Borba Filho, José de Anchieta e Nossa Senhora da Saúde e na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar. O objetivo da atividade é contar sobre o trabalho da ONG, posse irresponsável de animais, maus tratos e sobre as leis que garantem proteção aos bichos de estimação. De acordo de acordo com Daniela, a palestra deve abranger cerca de 120 alunos.

Cerca de 120 alunos devem participar das palestras da ONG (Crédito: Divulgação)

Voluntariado

Para Daniela, o trabalho voluntário começou com o amor pelos animais domésticos. “Oferecer bem-estar e dignidade para os animais, conscientizando sobre a posse irresponsável e maus tratos”, relata. Ela tem sete cães adotados. A voluntária ressalta que hoje, além do trabalho de conscientização realizado pela ONG Companhia dos Animais, existe a legislação municipal que pune pessoas que praticarem agressão, abandono ou morte de animais.

Ela também salienta que quem adota precisa estar ciente das responsabilidades. “Cada um que queira ter um animalzinho deve pensar antes da adoção se tem condições e espaço físico para ter esses animais em casa”, salienta Daniela.

Para custear as despesas com os animais, os voluntários da entidade estão sempre em busca de doações. No dia 13 de maio, um sábado, haverá o tradicional brechó da Companhia dos Animais. O evento será realizado na Casa de Festas Legal, em Passo do Sobrado, a partir das 10h. Haverá também a venda de cucas e de suculentas.

“Nosso amor a causa é o que nos faz batalhar todos os dias”
DANIELA CRISTINA KAUFMANN
Voluntária da ONG Companhia dos Animais

12
é o número de voluntários da ONG Companhia dos Animais

Diretoria

Presidente: Monica Beatriz Preuss
Vice: Gustavo Azambuja Rocha
Primeira secretária: Ana Laura de Melo Bastos
Segunda secretária: Ana Paula de Melo
Primeira tesoureira: Daniela Cristina Kaufmann
Segunda tesoureira: Franciela Lopes de Melo
Primeira diretora social: Neiva Beatriz Gronovald
Segunda diretora social: Ariane dos Santos Fagundes
Conselho Fiscal: Edson Rodrigo Gaspary
Jorge Luiz Lopes, Matheus Gewehs Bastos
Suplentes do Conselho fiscal: Anelise Salvagni Reimann, Denise Landin Koch, Maria Ivone Lopes

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido