A trajetória da Sociedade Esportiva Cultural e Recreativa Onze Unidos remonta aos anos nos quais o União ainda nem era considerado bairro. Na antiga Vila Mayer (como muitos ainda chamam o local), o campo do Onze já era referência para a prática de esportes desde 24 de março de 1974. Nos últimos cinco anos, o projeto passou por uma reestruturação e pretende retomar a brilhante história do passado.
Os anos de glória da instituição no âmbito futebolístico vieram na década de 2000, com a conquista do Campeonato Municipal de Futebol de Venâncio Aires em 2007 e a participação do Regional da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), considerada uma das maiores competições do futebol amador.

Segundo o presidente Bráulio Kirich, em 2020 o clube passou pela pior fase, quando chegou a se cogitar o fechamento da sociedade. Em 2021, quando assumiu o cargo, junto a uma nova diretoria, colocou como meta reerguer o Onze Unidos. “Foi assim que o projeto reiniciou”, acrescenta.
Com a diretoria 2023/24, o clube voltou a participar do Regional da Aslivata e, conforme Kirich, ser visto como uma entidade esportiva de alto nível na região. Para este ano, a diretoria planeja, pelo menos, disputar uma competição de futebol amador. “Para assim, dar sequência ao projeto macro, que teve início lá em 2021”, completa.
O campo do Onze Unidos está localizado no bairro União, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer. Nesta temporada, o clube já participou da Copa IMX Sport/Taça Fenachim de Veteranos, quando foi eliminado nas oitavas de final.