(Foto: Freepik/Divulgação)
(Foto: Freepik/Divulgação)

Não importa quanto você invista em matéria-prima, equipamentos ou tecnologia — ainda assim, são os colaboradores que tomam decisões, resolvem problemas e garantem que sua empresa atinja seus objetivos. Por isso, é justo dizer que as pessoas são o maior recurso de uma organização. E, com a educação e o treinamento certos, podem ser um recurso renovável.

O que está causando a atual lacuna de habilidades?

Mudanças sociais são os principais fatores por trás desse cenário. O avanço acelerado da inteligência artificial eliminou cargos e deixou muitos profissionais sem preparo para novas oportunidades. A aposentadoria dos baby boomers também representa a saída de décadas de experiência, enquanto as novas gerações ainda não acumularam o mesmo aprendizado.
Além disso, há um descompasso entre a educação pública e as necessidades do mercado. Mesmo escolas de qualidade nem sempre formam alunos com as competências exigidas hoje.

Outros fatores incluem:

Falta de treinamentos no trabalho
Escassez de mão de obra qualificada em determinadas regiões
Automação crescente
Aumento da demanda por modelos híbridos ou remotos

Até 2030, cerca de 85 milhões de empregos no mundo podem ficar vagos por falta de profissionais com as habilidades exigidas — um prejuízo de trilhões de dólares.

Como fechar a lacuna de habilidades?

Capacitar significa aprofundar habilidades existentes. Requalificar envolve ensinar algo completamente novo. Identifique funções em risco com a automação e ofereça treinamentos, mentorias, certificações e programas internos contínuos. Adotar contratações com foco em habilidades, e não somente em diplomas, também pode ser decisivo.