Os números oficiais ainda estão sendo contabilizados, mas quem passou no Parque do Chimarrão nos primeiros dias de Fenachim percebeu uma grande movimentação. Especialmente no fim de semana e, com o tempo ensolarado, milhares de visitantes foram conferir as atrações da 16ª Festa Nacional do Chimarrão. “Tivemos sorte com o tempo e oferecemos uma programação para agradar a todos. Ainda estamos contabilizando o público do parque e dos shows, mas tem sido uma grande festa. As pessoas estão procurando bons eventos e a Fenachim está oferecendo tudo isso. O público tem elogiado e os expositores estão comercializando bem”, avaliou o presidente, Vilmar de Oliveira.

Uma estimativa da organização que considera a quantidade de visitantes em geral, público de shows e quem trabalhou na festa, aponta para cerca de 50 mil pessoas que circularam pelo Parque desde a quinta-feira, 5. O dia de maior movimento foi o domingo de Dia das Mães e, como era de se esperar, não só mamães e filhos, mas famílias inteiras foram passear. De Vila Santa Emília, ainda pela manhã, foram os agricultores Aline Burghardt e Vitor Specht, com os filhos Tiago e Joana. A ideia, segundo Aline, era passar o dia no Parque. “Importante para nós, porque é nosso primeiro passeio em família em muito tempo”, observou a agricultora, já que Tiago, de apenas um ano, nasceu em plena pandemia e desde então a família não tinha mais realizado passeios.

A possibilidade de circular em meio a um grande público, sem máscara, também foi mencionada pela analista de RH, Mônica Konzen de Azeredo, que foi acompanhada do marido, Josoel, e da filha, Melissa, 4 anos, moradores de Venâncio. “Me surpreendi com a quantidade de pessoas, significa que estão com mais coragem. A grande maioria da população vacinada e vemos pela ocupação dos hospitais, o cenário melhorou muito. Então, para a gente, que sempre prestigiou a festa, viemos novamente. E principalmente pela Melissa, esses locais de lazer e interação, são importantes. O parque está lindo”, comentou Mônica.