Orientador agrícola: relação de confiança entre empresa e produtor de tabaco

-

O vínculo do produtor de tabaco com empresa passa pelo orientador agrícola. São eles que estão presentes na propriedade rural constantemente, que ouvem e atendem as demandas dos agricultores.

É pelo sistema integrado de produção que a China Brasil Tabacos fornece assistência técnica aos seus mais de 21 mil produtores integrados, em mais de 160 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Eles recebem as recomendações de quase 200 profissionais, que compõem o time de campo da CBT, formado por supervisores, coordenadores e orientadores agrícolas.

“Temos um time muito experiente, a grande maioria com formação em técnico agrícola. Muitos também são filhos de produtores, trazendo um conhecimento prático de casa, outros com décadas de atuação no segmento e todo este contexto de experiência refina o conhecimento técnico que eles obtiveram nas escolas agrícolas”, enfatiza o gerente de Produção, Eduardo Müller. Ele destaca ainda que constantemente os profissionais participam de reuniões técnicas, de práticas de campo, proporcionando aperfeiçoamento e preparo para levar mais conhecimento ao produtor.

Célio Ricardo Jantsch, 62 anos, natural de Linha 17 de Junho, interior de Venâncio Aires é orientador agrícola há mais de 35 anos. Atualmente, os 128 produtores integrados que estão sob sua orientação concentram-se na região de Vila Estância Nova. “Levamos novas informações; e orientações da empresa, sempre com a finalidade de melhorar a produção. E acaba-se criando um vínculo que vai além do repasse de orientações sobre a produção de tabaco. Vira uma troca de ideias sobre diversos assuntos, têm-se nesta relação um aprendizado mútuo”, comenta.

O produtor José Cantílio Coutinho e a esposa Sandra Inês Coutinho, de Picada Nova, destacam a importância do apoio recebido do orientador agrícola. “Temos o acompanhamento direto do Célio na nossa propriedade desde quando começou a CBT. E o trabalho dele nos ajuda muito em todas as etapas, desde o preparo correto dos camalhões, cuidados com solo, até na cura e preparo para venda. As orientações são muito importantes, pois cada vez mais tem novas tecnologias, novas técnicas; e ele nos repassa todas as recomendações essenciais para termos sucesso na nossa safra”, afirma Coutinho.

Atuação

Distribuídos por regiões, os orientadores agrícolas atendem por roteiros previamente definidos, com a programação de realizar ao menos uma visita por mês na casa de cada produtor. No entanto, em períodos de safra, as solicitações e pedidos de apoio técnico aumentam, sejam por telefone, WhatsApp ou mesmo pessoalmente.

*Matéria integrante do especial Safra do Tabaco, produzido pela Folha do Mate.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido