Hoje é dia 5 de abril. Ou seja, falta exatamente um mês para a abertura da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). No sábado, 2, em evento realizado na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova), foram anunciados os trajes sociais das soberanas e a programação completa da festa, além do valor de entrada no Parque do Chimarrão.
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destacou em seu discurso durante o baile na Sova que esta será a festa da retomada. “Tenho certeza que Venâncio Aires está preparado para uma grande Festa Nacional do Chimarrão. Acompanhamos outras festas e produções, onde notamos um público intenso. Após dois anos sem feiras e eventos em nosso estado e país, as pessoas querem sair. É a Fenachim da retomada”, reforçou.
O presidente da 16ª Fenachim, Vilmar de Oliveira, agradeceu a todos os envolvidos no evento e pontuou o comprometimento com a organização da festa. “Ratificamos o compromisso de toda a comissão organizadora da festa junto à Afenachim e todas as comissões, além da comunidade. Todo o nosso esforço de fazer uma bonita festa a partir do dia 5 de maio, quando aguardaremos a todos de braços abertos e um chimarrão na mão”, declarou.
O responsável pela Comissão Comercial e Industrial desta edição, Marcos Daniel Hüttmann, explicou que 90% dos estandes estão vendidos. São cerca de 240 espaços e 150 expositores, sendo 60% de fora do município. “Se pensarmos na hora do planejamento da estrutura, em comparação com as edições anteriores, tivemos que reduzir a área comercial, principalmente dos expositores de menor porte, que foram os que mais sofreram na pandemia. É um grande número que acabamos perdendo. Eram no mínimo 80 empresas e acabamos reduzindo em 50%”, citou.
Hüttmann reiterou que os expositores estavam receosos, até fevereiro, do que poderia acontecer. “Querendo ou não, isso impacta. Até a questão de passaporte vacinal e de uso de máscaras influencia. Gostaríamos de ter tudo fechado em fevereiro, mas as dúvidas deixaram em aberto. Apesar disso, deve demorar no mínimo uns dois ou três anos para alcançar o nível anterior. Os expositores precisam se restabelecer. Pelo que avaliamos nas outras feiras, é uma realidade geral”, completou.
Segundo o coordenador do Parque Municipal do Chimarrão, Noredi Rodrigues, o planejamento é estar com quase tudo pronto no dia 25 de abril, para ter um período de dez dias de fôlego para a reta final e qualquer imprevisto. “Das obras grandes que tínhamos no Parque, a quadra de esportes do ginásio de exposições está finalizada, os estandes já estão sendo montados e devem ser entregues em 15 dias. O mesmo também já está pronto internamente e vamos fazer a pintura do telhado semana que vem, com um material antiferrugem. Em breve será entregue”, explicou.
Em relação à cobertura do Chimarródromo, o coordenador disse que está em processos finais. “O pessoal da Invicta já fez a cobertura do administrativo, o local de exposições, foi trocado telhado, e já começaram a cobertura da estrutura geral. Estão fazendo os painéis de base e começaram a cobrir. Até o fim de semana deve estar completo”, destacou.
De acordo com Rodrigues, as demais reformas seguem em andamento, todas próximas de serem finalizadas. São elas os bares, o Morada Velha, o Café Colonial e o auditório. “Nos próximos dias, o pessoal vai preparar a estrutura externa de lonas. Por isso o Parque está fechado”, esclareceu.
Por conta elevada demanda de Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público (Sisp), o planejamento os servidores da pasta participem mais dos ajustes finais. “No momento estamos usando poucos servidores. Estamos tocando com a empresa que foi contratada pela Fenachim, para não ocupar a Sisp”, afirmou Rodrigues.
“Buscamos manter o Parque sempre em dia. Agora estamos embelezando ele, realizando alguns reparos e pinturas.”
NOREDI RODRIGUES
Coordenador do Parque do Chimarrão
Ingressos
- Durante a festa, os ingressos para acesso ao Parque custam R$ 10. Contudo, na quinta-feira, 5 de maio, e na quarta-feira, 11, a entrada é gratuita.
O Parque do Chimarrão estará fechado até o dia 1º de junho, para concluir o processo de montagem e desmontagem das estruturas da Fenachim. “Vamos entregar um Parque ainda melhor após o evento”, projeta Noredi Rodrigues. A festa ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio.