Pais e responsáveis de crianças e adolescentes que frequentam as escolas de Mato Leitão foram até a Câmara de Vereadores na noite da última terça-feira, 11 – dia da sessão ordinária do Legislativo – para pedir mais segurança nos educandários do município. O grupo se mobilizou por meio das redes sociais e elencou algumas medidas que julgam necessárias para prevenir ataques nas instituições de ensino.
A ação aconteceu após o crime registrado em uma escola de Educação Infantil na última semana em Blumenau, Santa Catarina. Uma das integrantes do grupo, Luana Kreling, ocupou a tribuna para explanar aos vereadores as sugestões elaboradas pelos pais.
Durante o pronunciamento, Luana explicou que o grupo se organizou porque até o fim da segunda-feira, 10, não havia recebido retorno da Prefeitura em relação às medidas que seriam adotadas. Contudo, no fim da tarde da terça, os pais receberam nos grupos das escolas no WhatsApp as informações referentes às medidas imediatas de prevenção que serão adotadas.
Sugestões
Os pais mencionam que os protocolos apresentados pela Municipalidade são muito importantes, mas acrescentaram algumas sugestões e questionaram o prazo que será preciso para colocar as medidas em prática. Entre os apontamentos feitos pelos pais está a realização de ronda escolar com mais profissionais, além da Brigada Militar (BM).
Eles também salientaram a importância de serem realizados treinamentos com alunos mais velhos e profissionais da educação, para que sejam repassadas orientações sobre como agir em situações de ataque à escola, e de intensificar o monitoramento na entrada e na saída dos estudantes, com o reforço de bombeiros ou policiais militares aposentados.
Luana ainda salientou que todo o cuidado é pouco e que é necessário manter as ações de prevenção a longo prazo. “Temos que manter isso em mente, não deixar cair no esquecimento, porque aí podem acontecer as oportunidades”, observou. A representante dos pais também pediu o reforço da segurança no transporte escolar e no cercamento das instituições de ensino. “Não vai impedir que alguém entre na escola, mas todas essas ações vão fazer com que seja mais difícil”, ressaltou.
“Estamos muito preocupados com a situação da segurança nas nossas escolas. Como pais, professores e toda a equipe educacional não estamos tranquilos.”
LUANA KRELING – Mãe e representante do grupo de pais
Prefeitura anuncia ações imediatas de prevenção e aumento da segurança
Durante a terça-feira, o prefeito Carlos Bohn se reuniu com diversos profissionais das áreas da educação e da segurança pública do município para alinhar ações imediatas para prevenir e aumentar a segurança nas escolas de Mato Leitão. Pela manhã, o encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, do Conselho Escolar e das diretoras das escolas.
À tarde, o assunto foi discutido com a comandante da Brigada Militar do município, a sargento Joseane de Castro Carvalho. Uma das iniciativas da Administração Municipal envolve a aquisição e instalação de mais câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos das escolas.
Hoje, são 47 equipamentos em funcionamento nos educandários da rede municipal e seis no Colégio Estadual Poncho Verde. Segundo Bohn, o levantamento dos locais para a colocação das novas câmeras foi finalizado pelas escolas ainda na terça.
Também está sendo encaminhada a instalação de portas de acesso com interfone e identificação visual para todos que quiserem ingressar nas instituições de ensino e controle rigoroso de acesso aos educandários.
A Prefeitura ainda fará a instalação de uma sala de monitoramento com sistema centralizado para acompanhar, em tempo real, as imagens das câmeras instaladas nos estabelecimentos de ensino, durante o horário escolar, e será disponibilizado um servidor treinado para realizar esse acompanhamento.
Além disso, o Município estuda a viabilidade de instalar um ‘botão de pânico’ nas escolas municipais e viabilizar a ampliação do contrato de rondas e vigilância nos estabelecimentos de ensino. Haverá, ainda, a ampliação da estrutura de fechamento no entorno das escolas. Em relação ao transporte escolar, Bohn informou que os ônibus da frota municipal já contam com sistema de câmeras de videomonitoramento.
Rondas
- De acordo com o prefeito Carlos Bohn, em reunião com o comando da Brigada Militar, foi informado que por orientação do Governo do Estado, será intensificada ainda mais a presença da BM no entorno das escolas. Conforme a sargento Joseane, os policiais militares do município já realizam rondas pelas escolas, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, e essa atividade será intensificada.
- Ela também mencionou que Mato Leitão não tem registro de atos de violência em instituições de ensino nos últimos anos e destacou que a BM está presente nos educandários, também, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que está previsto para ser realizado no município, novamente, no segundo semestre deste ano.