A importância da coletividade para alavancar o turismo foi um dos pontos abordados pelo proprietário do complexo Duas Meninas Garden, Joner Frederico Kern, durante palestra para empreendedores focada no turismo regional. O evento integrou a Semana do Empreendedor e ainda contou com reunião da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp).
Cerca de 30 pessoas, principalmente empreendedores de Venâncio Aires e região dos Vales, acompanharam a palestra. O empresário Joner Kern destacou que foi um momento de agregar conhecimento e que o objetivo foi dar motivação para os empreendedores e apresentar a sua trajetória. “O turismo não é para olhar apenas para si. As pessoas também procuram outras atividades para passar os dias, querem mais. É necessário uma união de empreendimentos para fazer o turismo crescer na região, é um coletivo”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Venâncio Aires, Silvani Frantz, frisou que foi um momento muito importante. Segundo ela, o turismo na região está em desenvolvimento, com diversas atividades crescentes e, ao notar a participação ativa dos empreendedores, aumenta o compromisso para repetir ações semelhantes. “O turismo proporciona renda, riqueza, qualidade de vida, além do lazer e valorização do resgate e tradições de cada comunidade.”
Troca de ideias
A proprietária do café colonial Koloni Kaffe Haus, de Vila Terezinha, no interior de Venâncio Aires, Roseli Inês Hickmann, considerou o momento aproveitável e importante. “A troca de ideias nos abre a mente e cria novas ideias para aplicarmos em nossos empreendimentos”, destacou.
De acordo com ela, a história dos empreendimentos faz toda a diferença, pois as pessoas querem conhecer mais sobre os locais. “E nessa troca de ideias, também quero conhecer os meus clientes, vale muito a pena.”
Reunião
Na manhã de terça-feira, 26, foi realizada a reunião mensal da Aturvarp, para, principalmente, organizar a participação de empreendimentos locais em eventos como a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. De acordo com o tesoureiro da Aturvarp, Lenio Augusto Trevisan, a reunião foi boa, pois é um período de grades eventos, que agregam turistas de diversas regiões. “Eles podem visitar outros pontos da região e, por que não, é um momento para apresentar o nosso turismo para eles”, explicou.