A prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental na infância e adolescência para melhorar o futuro foram temas debatidos na palestra que fechou a programação em alusão ao Setembro Amarelo em Venâncio Aires. A iniciativa do Comitê de Prevenção dos Suicídios na noite desta terça-feira, 26, reuniu 50 pessoas na Câmara de Vereadores, entre profissionais da saúde, educação, além do público em geral.
Na oportunidade, a enfermeira e vice coordenadora do comitê, Patrícia Antoni, ministrou a palestra, destacando em sua fala questões cruciais relacionadas à promoção do bem-estar emocional na infância e adolescência. “Esse é um momento em que várias mudanças físicas, emocionais e sociais acontecem com eles. É fundamental promover o bem-estar psicológico e protegê-los de experiências adversas que podem torná-los vulneráveis às condições de saúde mental”, enfatiza.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Saúde Mental do Município, Priscila Graziele Reginatto, o evento foi um espaço para propor um chamado à conscientização. “Precisamos formar uma rede de empatia para a sociedade. Desconstruir o estigma sobre o tema e ficar atento aos sinais, será mais fácil para reconhecer se os meninos e meninas estão vivendo um quadro depressivo”, destaca.
A programação do Setembro Amarelo iniciou no último dia 1º. Durante o mês, o comitê promoveu atividades de capacitação dos profissionais, caminhada de conscientização, pitstop e grupo de sobreviventes. A orientação do município é para que o cidadão que precise de ajuda busque atendimento em uma das unidades de saúde mais próxima de casa. Também há o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Fonte: AI Prefeitura