Há 35 anos, os colaboradores dos Correios criaram a campanha Papai Noel dos Correios. A ação, que iniciou com a comoção de cartas e desenhos que chegavam até a empresa, ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma corrente de amor e generosidade. Este ano, a campanha inicia nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, no Rio Grande do Sul, e o lançamento nacional da campanha ocorreu na última sexta, dia 1º de novembro, em São Paulo.
Em 2024, Venâncio Aires não está na lista de municípios participantes, mas outros 41 municípios gaúchos participam da campanha. Na região, participa o município de Santa Cruz do Sul.
No Rio Grande do Sul, a etapa de recebimento de cartinhas já foi concluída e as cartas foram inseridas no site por escolas e instituições selecionadas pelas Secretarias de Educação Municipal e Estadual que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Toda a sociedade pode participar desta corrente de solidariedade, que atende, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A campanha disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e entrega de presentes variam em cada estado, confira no site da campanha na etapa ‘Pontos de adoção/entrega de presentes’. Todas as informações oficiais sobre a campanha estão disponíveis no endereço blognoel.correios.com.br.
- 270 mil – Foi o número de cartinhas adotadas em todo o país em 2023.
Municípios participantes
Alegrete, Erechim, Passo Fundo, São Leopoldo, Alvorada, Farroupilha, Pelotas, Sapucaia do Sul, Bagé, Gramado, Porto Alegre, Tramandaí, Bento Gonçalves, Guaíba, Rio Grande, Uruguaiana, Cachoeirinha, Guaporé, Santa Cruz do Sul, Vacaria, Camaquã, Feliz, Santa Maria, Viamão, Canela Ijuí, Santa Rosa, Taquara, Canoas, Não-Me-Toque, Santiago, Teutônia, Carazinho, Nova Prata, Santo Ângelo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Cruz Alta, Osório e São Borja.
Fonte: Assessoria de Imprensa dos Correios