Por Bruna Stumm e Luana Schweikart
Ao longo dos 50 anos de existência, o jornal abre espaço para as diversas entidades de Venâncio Aires. Com o objetivo de auxiliar em campanhas, arrecadações, divulgações de eventos e promoções, procura-se firmar fortes parcerias para desenvolver ainda mais as instituições que contribuem para a comunidade venâncio-airense.
O que dizem as entidades?
Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
Segundo a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Venâncio Aires (Apae), Graziela Winkelmann, a Folha do Mate contribui de forma muito positiva e significativa para a entidade. “Através deste jornal conseguimos divulgar os serviços oferecidos em nossa instituição, bem como levar informações à sociedade sobre assuntos relacionados à deficiência, promovendo conhecimento e conscientização.” Graziela destaca a gratidão ao jornal por sempre ceder um espaço que chega para além das pessoas de Venâncio Aires, contemplando também a população de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado. “Desejamos vida longa e sucesso para este querido jornal!”
“A Folha do Mate é um caminho que nos abriu horizontes sem fronteiras e continua levando a proposta de um projeto social que até hoje contribui decisivamente para o resgate de uma cidadania que propõe a promoção e a proteção de crianças e adolescentes que viviam fora da escola e em situações de carência de toda a sorte, entre elas a mais cruel: fome e abandono. O jornal foi a primeira alavanca de resgate de situações de muitas vidas que vive uma situação de vulnerabilidade social.”
SARA DA ROSA
Cofundadora e diretora institucional da ONG Parceiros da Esperança (Paresp)
Instituto de Pesquisas Energéticas de Venâncio Aires (Ipenva)
Durante estes 40 anos de história do Instituto de Pesquisas Energéticas de Venâncio Aires (Ipenva), segundo a presidente Regina Thereza Naue, a Folha do Mate tem participação ativa. “Guardamos todos os recortes em que fomos notícia e também as colunas que tínhamos no jornal.” Regina enfatiza que as colunas, que seguiram de 2006 até fim de 2013, eram feitas duas vezes ao mês e traziam assuntos relacionados ao equilíbrio energético e as palestras e cursos oferecidos pela entidade. “Sempre tivemos a divulgação do jornal e também participamos de ações sociais.” Hoje, a entidade, que já atendeu mais de 190 mil pessoas, oferece o tratamento do homem holístico e da aura energética, tão importante para o alinhamento de todos os corpos do ser humano e vitalidade.
“A Folha para nós é uma grande parceira, principalmente quando temos algum evento que precisa ser divulgado. Como entidades, que dependemos muito das contribuições, é muito importante ter essa ligação. Somos sempre bem recebidos, os profissionais são bem atenciosos. Aproveito para parabenizar a Folha do Mate pelos 50 anos e que continue por muitos anos ainda sendo o meio de comunicação que leve as notícias para os nossos municípios.”
MÔNICA DE MORAES
Presidente do Comitê de Ação de Cidadania de Combate à Fome e a Miséria e da Casa de Acolhimento de Venâncio Aires
ONG Alphorria
A coordenadora da ONG Alphorria, Ana Lúcia Landim, relembra que a parceria com o jornal iniciou desde a fundação da entidade, em 2011, e define que foi fundamental para divulgação e sucesso das ações da ONG. Ana afirma que puderam contar com o jornal em muitos momentos, e destacou os eventos Mulher Ativista em Destaque, Alphorria Black Day, Natal da Integração e o projeto Somos Todos Coloridos, dentre tantos outros. “Um dos objetivos da ONG é a proposição de políticas públicas, e o jornal teve papel relevante para que pudéssemos aprovar as cotas raciais em concursos públicos no município, além de ser importante na divulgação dos primeiros prêmios que a entidade recebeu ao longo dos anos.” A Banda Alphorria também faz parte da entidade e recebe espaço no impresso. Uma grande honra para a entidade foi a participação da banda no lançamento da Revista Perfil Socioeconômico em 2021, material que é produzido pelo jornal.
“Temos uma ajuda muito grande. O jornal divulga a promoções e os dias que o Banco de Alimentos fará as atividades nos mercados. Temos uma grande parceria e as ações são sucesso por conta deste alcance que a informação repassa aos cidadãos. E é muito bom ter este espaço para a entidade ser vista, pois precisamos do contato com a comunidade para fazer as ações darem certo. E o jornal, por ser o mais lido da cidade, dá essa oportunidade.”
ADILOR ADAMS
Presidente do Banco de Alimentos de Venâncio Aires
ONG Planeta Vivo
Para a presidente da ONG Planeta Vivo, Izolde Musa da Silva, a parceria entre o jornal e a entidade é muito importante, principalmente para datas comemorativas como a Páscoa, o Dia das Crianças e Natal.
“A Folha do Mate contribui para o nosso trabalho de forma a divulgar as ações voluntárias da ONG, por meio de matérias superimportantes que trazem informações que não chegam ao público. E, por meio dele, a população fica mais bem informada, e isso traz mais visibilidade para a causa animal em Venâncio Aires. Além disso, é uma forma de chegar ao público de uma outra maneira, não só pelas redes sociais.”
RAFAELA DA SILVA DE SÁ
Vice-diretora da ONG Amigo Bicho
Grupo Sempre Unidos de Alcoólicos Anônimos
O Grupo Sempre Unidos de Alcoólicos Anônimos de Venâncio Aires (AA) definem o jornal como o principal veículo que não mede esforços para cooperar e levar a mensagem da entidade para quem sofre com alcoolismo. De acordo com Altemir Roberto, os espaços semanais já são aproveitados há mais de uma década e são uma janela para chegar até as famílias que ainda não conhecem o trabalho do AA e do Al-Anon, grupo destinado aos amigos e familiares de dependentes. “Por ser um assunto delicado e de difícil abordagem, vimos aqui neste importante trabalho uma forma de nos colocar de frente com a família para uma saída mais fraterna com os dependentes. Entendemos que o Jornal Folha do Mate tem nos facilitado a atração de um grande número de participantes.”
“Nestes 25 anos de Liga sempre tivemos espaço no jornal, e isso é muito importante para a entidade. A credibilidade do veículo faz com que cada vez mais pessoas conheçam o trabalho da Liga e consequentemente, possam contribuir com a causa, e o jornal faz isso muito bem, leva a informação para todos os lugares.”
CLÁUDIA BECKER
Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer
“O jornal é um importante meio de comunicação do município e nos sentimos honrados em tê-los como parceiros em suas atividades e campanhas, principalmente no dia de Ação de Graças. Vivemos de doações e parcerias, como a da Folha do Mate, que jamais nos negou apoio. Desejamos que este veículo de comunicação colabore cada vez mais na divulgação do bem, da verdade e da esperança.”
IVONE DULLIUS SCHAEFER
Presidente do Centro Promocional João XXIII
“A parceria com a Folha do Mate e a associação é de extrema importância, pois temos como um dos principais objetivos, informar e conscientizar a população sobre uma causa tão importante, o autismo. Somos gratos por poder contar com o auxílio de um meio de comunicação com grande relevância na nossa cidade, que acredita e incentiva o nosso propósito.”
CARIN FETT
Presidente da Esperança Azul – Associação Pró-Autismo de Venâncio Aires