Mais um ano vai chegando ao fim e começa o período das reflexões e avaliações dos meses que se passaram. Em 2022 foram mais 12 edições do Caderno Nascentes, que contaram com empresas engajadas que foram parceiras na realização do projeto. Em mais um ano, neste material foram destacadas iniciativas de sustentabilidade e de proteção da água, com ênfase nas nascentes do Arroio Castelhano.
Uma dessas empresas é a Alliance One. Segundo o analista de comunicação e responsabilidade social da tabacaleira, Braulio Staub, a empresa conta com iniciativas para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, incluindo a prevenção da poluição e racionalização do uso da água em suas operações. “Os trabalhos também são estendidos à comunidade e aos produtores de tabaco, através do apoio a campanhas e iniciativas de relevância, como é o Projeto Nascentes.”
Ele destaca que para a Alliance One foi um prazer participar desta iniciativa em 2022, já que promoveu a valorização de ações relacionadas à preservação de recursos hídricos. “Alinhado às nossas ações de sustentabilidade e à nossa estratégia global de ESG (meio ambiente, social e governança corporativa), o Nascentes é um verdadeiro agente mobilizador, compartilhando informações e histórias de relevância, tendo atuação transformadora neste contexto”, afirma.
O mesmo também acontece na CTA Continental Tobaccos Alliance. A empresa tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável e responsável, trabalhando sempre dentro dos princípios de ESG. “Como parte das boas práticas nas relações com nossos produtores, a empresa incentiva o uso de lenha sustentável, o que inclui o fomento do reflorestamento, implementação de práticas para proteção e conservação do solo, assim como a preocupação com relação aos recursos hídricos”, explica o gerente de Sustentabilidade Agrícola, Marcos Voese.
A CTA é protagonista quando o assunto é a proteção de nascentes, já que tem um projeto que apoia o Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, no qual cede mão de obra e os materiais necessários para a recuperação delas. A iniciativa teve início em agosto, e mesmo com condições climáticas adversas, os resultados foram bastante positivos. Os primeiros meses também foram de aprendizado e a projeção é de ampliar o projeto em 2023. “Nossa ideia é fortalecer cada vez mais esta parceria, abrangendo muitas famílias da comunidade rural. O comitê tem cadastrado mais de 150 fontes para serem recuperadas e iremos continuar dando suporte, para podermos atender o maior número possível de famílias.”
Compromisso com o meio ambiente
A palavra acima é tratada com seriedade na empresa Condusvale e isso é despertado em todos os colaboradores, fornecedores e clientes. De acordo com o diretor-geral da empresa, Roberto Jorge Lima, todas as empresas deveriam tratar a sustentabilidade e o meio ambiente de forma importante. “Precisamos deixar um legado de cuidado e preservação daquilo que nos dá qualidade de vida.”
Em 2022, os colaboradores realizaram uma limpeza no entorno da empresa e o mesmo deverá ser feito em 2023. Além de palestras internas que destacaram temas como reciclagem, descarte de resíduos e cuidados com a natureza. A intenção é oferecer estas palestras para toda sociedade no próximo ano. Sobre a parceria com o projeto Nascentes, Lima ressalta que é de grande valia para ‘salvar o meio ambiente’ e construir um futuro sustentável. “Fortalecemos o desejo da empresa em fazer sua parte nesta reeducação, tão necessária à nossa sobrevivência.” O diretor-geral planeja que em 2023 devem ser feitas ações rápidas, visando conscientizar a sociedade da necessidade urgente de mudanças.