A Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp), de Venâncio Aires, celebra, em 2025, 20 anos de atuação no município. Ao longo dessas duas décadas, a entidade tem se dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovendo oficinas socioeducativas no contraturno escolar que estimulam o diálogo, o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades.
Desde a fundação, mais de 5 mil crianças e adolescentes já participaram das atividades oferecidas pela Paresp, que englobam ações assistenciais, culturais, educacionais, esportivas e ambientais. A entidade venâncio-airense conta com uma equipe técnica qualificada e uma rede sólida de voluntários e parceiros, que também contribuem para o acompanhamento das famílias atendidas.
Para manter e expandir suas atividades, a Paresp realiza diversos projetos e iniciativas de arrecadação de recursos, como o bazar social, responsável pela comercialização de mais de 200 mil peças de roupas até o momento. O impacto positivo da ação chamou a atenção, sendo contemplada através de uma parceria entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o projeto Varejo Social Rio Grande do Sul.
A iniciativa foi viabilizada pelo Pró-Social e executada pelo Instituto Lojas Renner, que contemplou a ONG da Capital do Chimarrão com apoio financeiro e materiais para a expansão do brechó solidário. A iniciativa do Instituto busca fortalecer lideranças e ações sociais que promovam o bem-estar, a garantia de direitos e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a Renner está presente.
Além do repasse de recursos financeiros, a Paresp também recebeu roupas para venda e itens que irão estruturar o novo espaço do brechó. A inauguração do local será marcada por um evento especial no dia 21 de agosto, às 15h, na sede da entidade. A solenidade contará com a presença de autoridades municipais, representantes do Instituto Renner, do Governo do Estado, da diretoria da ONG e convidados.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Paresp)