Pároco Roque Hammes se recupera de neuralgia do trigêmeo e prepara a volta às atividades

-

Desde o início de dezembro de 2023, os venâncio-airenses e frequentadores da Igreja Matriz, na Paróquia Católica São Sebastião Mártir, se questionam sobre o afastamento do pároco Roque Hammes, de 69 anos. A reportagem da Folha do Mate falou com o religioso, que revelou detalhes sobre o tratamento de saúde que envolve uma neuralgia do trigêmeo.

Hammes explicou que desde 2001 sofria com crises de dores que pareciam ser de dente. Passou por diversas consultas com diferentes profissionais e procedimentos como a extração de dente e implante. No entanto, em 2022 e 2023 as crises de dor ficaram mais intensas e frequentes, o que fez o padre descobrir uma neuralgia do trigêmeo – um nervo que abrange parte dos olhos, nariz e boca, por isso o nome. O problema era no lado esquerdo da face.

Aumentou doses de remédios, mas o organismo rejeitou e, em outubro de 2023, internou pela primeira vez por três dias no Hospital Santa Cruz. As dores continuaram e, em dezembro, teve que se afastar de forma integral. Internou novamente no dia 7 de dezembro e permaneceu até a alta, no dia 19. Neste período, passou por um procedimento cirúrgico no crânio para separar o nervo de uma veia sanguínea – era a proximidade deles que causava as fortes dores.

No dia 9 de janeiro, teve que voltar a fazer um procedimento devido ao risco de complicações e de contrair meningite. Substituiu o chamado cimento ósseo, aplicado na cirurgia, pela colocação de platina no crânio. A recuperação de Hammes foi na Casa Amparo Fraterno da Diocese de Santa Cruz do Sul e também na casa de familiares, em Arroio do Meio. “Recebi muitas mensagens, resta-me agora dizer um muito obrigado e reafirmar o meu compromisso de me dedicar com mais empenho para ajudar a construir uma sociedade mais fraterna e amorosa”, afirmou.

O padre ressaltou que as dores não serão totalmente eliminadas, mas já sente que diminuíram bastante. Hammes destacou ainda não estar em plena alta, pois precisa ser acompanhado por médicos, mas pretende retornar de fato aos trabalhos na paróquia no dia 14 de fevereiro. Na semana passada, chegou a participar da Missa de Ação de Graças pela 148ª Festa de São Sebastião Mártir. Inclusive, durante a programação da festa, pôde estar presente no sábado pela manhã, no Pavilhão de Eventos.

Padre Roque participou da Missa de Ação de Graças da Festa do Bastião, na semana passada. (Foto: Divulgação/Paróquia)

Datas especiais

  • Durante o tratamento, Hammes comemorou duas datas especiais enquanto esteve enfermo. A primeira, o seu aniversário, no dia 11 de dezembro, e a segunda, o aniversário de 42 anos de ordenação, em 9 de janeiro.
  • Ele enfatizou que nos seus 69 anos de vida, foi a primeira vez que teve que ser hospitalizado por problemas de saúde. “Ter que parar é complicado. Aprendi a ser dependente e deixar que outros cuidassem de mim”, afirmou ele.

“Sei que muitas pessoas, de diferentes lugares e crenças, rezaram pela minha cura e me mandaram energias positivas. Pessoas católicas, evangélicas, espíritas, do candomblé, seguidoras de ritos orientais e pessoas que não professam nenhuma fé. Principalmente, o povo da Paróquia São Sebastião Mártir, que fez uma grande corrente de oração.”
ROQUE HAMMES
Pároco



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido