O coordenador do Parque Municipal do Chimarrão, Noredi Rodrigues, confirmou que o espaço estará reaberto ao público já nesta sexta-feira, 7. O local estava fechado desde os preparativos para a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que aconteceria no início do mês de maio. No entanto, por conta das fortes chuvas, o evento foi adiado para 2025.
Ainda assim, o parque segue com materiais que seriam utilizados. Porém, como explica Rodrigues, trata-se de uma estrutura pesada, robusta, com baixo risco de furto e que ficará isolada dos visitantes. Muitos fornecedores atrasaram a retirada dos seus instrumentos por conta da dificuldade da logística que a enchente causou – derrubando pontes e interditando trechos de rodovias.
Adoção de cachorros
Outro empecilho para a reabertura do Parque do Chimarrão era a presença dos cachorros sem dono que foram resgatados da enchente. A Prefeitura de Venâncio Aires tem organizado eventos que promovam a adoção dos animais e, conforme a organização, a maioria já encontrou um novo lar. Os cães ficarão em um local isolado, perto das agroindústrias, na parte baixa do parque.
No sábado, 8, à tarde, haverá uma nova feira de adoção na Travessa São Sebastião Mártir. Depois, no domingo, 9, estes ficarão disponíveis no próprio Parque do Chimarrão, para que os visitantes possam levar um pet para casa.