Na tarde desta sexta-feira, 28, o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, e o vice-prefeito, Jander de Carvalho Thiesen receberam representantes da Defesa Civil, presidente dos Bombeiros Voluntários, secretários municipais, membros do Poder Legislativo e representante do Conselho da Agricultura, para discutir as ações e medidas emergenciais relacionadas aos impactos da estiagem no município. A reunião teve como objetivo alinhar estratégias para mitigar os danos na agricultura e pecuária, além de buscar soluções para os desafios enfrentados pela comunidade rural.
O município, afetado por uma estiagem em todas as regiões, registra variações nos impactos, com as comunidades de Passo da Mangueira, Capela dos Cunha, João Maura, Potreiro Grande, Max Brums e Rincão dos Haas, sendo as mais atingidas. A estiagem, iniciada na metade de dezembro de 2024, resultou em um déficit de precipitações e altas temperaturas, com mais de 10 dias sem chuvas em alguns períodos, afetando negativamente a produção agrícola e pecuária.
O total geral das perdas no município de Passo do Sobrado chega a R$ 31.498.841,83, atingindo as culturas de soja, milho, tabaco, arroz, olericultura, bovinocultura de leite e de corte. As estimativas de perdas foram determinadas com base em vistorias de campo, consultas a produtores, associações e cooperativas, além da validação dos dados pelo Conselho Municipal da Agropecuária.
(Fonte: AI Prefeitura de Passo do Sobrado)