Na manhã deste sábado, 11, a Patrulha Agrícola de Venâncio Aires, coordenada por Antônio Rodrigo Vieira Garin, o Rodrigo VT, segue atuando na região serrana, no interior de Venâncio Aires. Segundo VT, neste sábado, a equipe atua no atendimento às famílias isoladas devido aos deslizamentos, com kits de alimentação, produtos de higiene e limpeza.
“Estamos com frentes de trabalho no Alto Sampaio, abrindo e desobstruindo estradas que deslizaram ou desmoronaram, e ajudando na recolocação de postes de luz, para reestabelecer a energia elétrica. Mesmo assim, ainda há algumas famílias isoladas nessa região sem acessibilidade”, afirma. Também, há uma equipe em Linha América e Linha Julieta, para desobstrução da estrada que interliga as localidades. A Patrulha Agrícola atua com apoio de maquinário – um trator esteira e uma escavadeira. “Nestas duas localidades [América e Julieta] foram os maiores deslizamentos da região serrana.” Os desmoronamentos estão sendo registrados desde a semana passada.


Na localidade de Alto Sampaio, nesta sexta-feira, 10, foi liberada uma ponte que dá acesso ao município de Sério. Também, foi desobstruída uma estrada em Linha Cachoeira, com entrada ao lado do ginásio, que liga à antiga Escola João XXIII. Rodrigo VT explica que a estrada teve dois pontos de deslizamentos, um que já havia sido recuperado, mas que com a chuva, nesta sexta-feira, 10, teve novo deslizamento e tornou novamente a comunidade isolada. E o outro ponto, teve cerca de 80 metros de estrada desmoronados. “Terá que ser aberto um novo caminho para recuperação”, observa.
Soterramento de residência
Em Linha Leonor, um deslizamento soterrou uma residência. A família conseguiu se retirar antes e está abrigada na casa de familiares.
Em Linha Cachoeira Baixa, dois pontos com deslizamentos foram recuperados, mas ainda há um com risco de desmoronamento de residência. A família também já se retirou do local.