Peixes na superfície de sanga chamam atenção no Acesso Grão-Pará

-

Para quem realizou a sua caminhada, corrida ou pedalada, na Avenida Flávio Menna Barreta Mattos, o Acesso Grão-Pará, nos últimos dias, pode ter notado a aparição de inúmeros peixes na superfície da Sanga do Cambará, localizada nas proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o motivo é a busca dos animais por oxigênio e foram identificadas espécies como tilápias e carpas coloridas.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Nilson Lehmen, biólogos da Semma constataram que são dois os motivos para a ação dos peixes: a alta carga orgânica da sanga, em decorrência dos resíduos e do lixo advindos do esgoto; e o calor excessivo dos últimos dias. “Tem provocado a falta de oxigênio e, consequentemente, os animais aparecem na superfície”, destaca.

Lehmen ainda afirma que estas espécies são exóticos não deveriam estar nas sangas, e que é considerado crime ambiental a soltura desses peixes nesse tipo de curso d’água. “Acreditamos que eles tenham se multiplicado devido as cheias em açudes e o rompimento de taipas”, explica o secretário. Ele completa que, caso haja interessados e com conhecimento no manuseio correto dos animais, está disponibilizada a retirada.

“Faz alguns dias”

Hiltor acredita que é possível analisar e buscar uma solução (Foto: Leonardo Pereira)

O morador do bairro União, Hiltor Peiter, de 66 anos, diz que notou há alguns dias a quantidade de peixes e, recentemente, informou para a Semma o caso. Ele, que é massagista e se considera um observador do meio ambiente, acredita que é a oportunidade para realizar uma análise profunda, que possa salvar os animais e resguardar o ecossistema. “Vai que amanhã ou depois eles ficam sem oxigênio, o tempo mais seco vai pior a situação”, enfatiza.

“É um problema para os peixes e para fauna do local devido à presença desses animais considerados exóticos e prejudiciais ao meio ambiente.”

NILSON LEHMEN

Secretário de Meio Ambiente



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido