Pequenos pesquisadores

-

Ao longo das últimas semanas, escolas da rede municipal de Venâncio Aires realizaram suas mostras internas de projetos de pesquisa, como preparação para a 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que ocorre nos dias 29 e 30 de agosto, em paralelo à 25ª Feira do Livro de Venâncio.

Na quarta-feira, 7, participei da mostra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel. É encantador ver o envolvimento dos estudantes – desde as turminhas de pré – com os projetos e como o trabalho com projetos contribui para o aprendizado. Ainda mais, se esses projetos surgirem de dúvidas, perguntas, proposições dos estudantes. É a educação emancipadora, na qual o professor é um guia na busca pelo conhecimento.

Em tempos em que fala-se tanto da necessidade de proatividade e busca pelo conhecimento, a metodologia de projetos tem se mostrado um caminho promissor. É o conhecimento construído, não simplesmente transmitido de forma expositiva, com estudantes atuando como protagonistas.

Assim como na rede municipal, as escolas estaduais, privadas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) se destacam nos projetos de pesquisa, e têm levado o nome de Venâncio Aires para feiras nacionais e internacionais, como a Mostratec, em Novo Hamburgo.

Para além da visibilidade, o que mais importa nisso são os conhecimentos dos pequenos pesquisadores. Enquanto estive na Escola Dom Pedro II, nesta semana, aprendi mais sobre trânsito, os 30 anos do Plano Real, os quatro elementos da natureza, a transformação da lagarta em borboleta, as brincadeiras que são alternativas ao uso de telas para crianças, a sabedoria ancestral dos griôs – tradição oral africana. Uma verdadeira aula, com ‘pequenos’ professores, orientados por seus grandes mestres.

Em novembro tem Festival de Balonismo

Está confirmada a 5ª edição do Festival de Balonismo de Venâncio Aires. O evento que colore o céu da Capital do Chimarrão e encanta crianças e adultos está confirmado para ocorrer entre os dias 19 e 24 de novembro, no Parque Municipal do Chimarrão. A organização é da Folha do Mate e Terra FM, com parceria e patrocínio da Prefeitura, e apoio da Jung Balonismo e da Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).

Em um ano marcado por tanta destruição e sofrimento, após as enchentes no início de maio, que inclusive levaram ao cancelamento da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a confirmação do Festival de Balonismo é uma notícia animadora.

O evento já se consolidou no município e, além de uma opção de lazer para os venâncio-airenses, atrai diversos visitantes de fora. A programação movimenta a economia, promove as empresas, agroindústrias e artesãos locais, oferece opções culturais para o público. Isso tudo além do colorido dos balões, um espetáculo. Mais do que nunca, Venâncio vai esperar, de braços abertos, os pilotos de balão de diferentes cidades do estado, para se encantar.

A edição deste ano vem com novidades: entre elas, o Chima Games, campeonato de CrossFit, que será realizado no sábado, 23 de novembro, e a terceira edição do Torneio de Bodoque, no domingo, 24 de novembro.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido