A perda dentária é um problema que pode ser enfrentado em qualquer idade e isso ocorre por diversos fatores. O cirurgião-dentista e proprietário da Oral Sin Implantes, Victor da Costa, que é especialista em Implantodontia e Cirurgia, afirma que as causas da perda dos dentes estão muito ligadas a cuidados preventivos ou problemas relacionados a outras intercorrências de saúde.
A ingestão de água que não contenha flúor, por exemplo, pode levar ao enfraquecimento e à queda dos dentes. A idade não é um fator determinante para a perda dentária, mas tem relação por conta da perda óssea. “É comum que pessoas mais idosas tenham perda de dente, mas não é algo ligado com a idade, mas sim com algum motivo pessoal ou socioambiental desse paciente”, explica Costa.
A perda dentária também pode ser decorrente de doenças como periodontite (inflamação), diabetes sem controle, tabagismo e falta de acompanhamento odontológico. Neste sentido, a prevenção é a melhor escolha para evitar problemas. A orientação é que a visita ao dentista seja feita a cada seis meses para a realização de limpeza e acompanhamento.
O cirurgião-dentista da Oral Sin, que integra uma rede de clínicas com mais de 700 unidades no Brasil e está há quase três anos em Venâncio Aires, também destaca que, em casos de problemas dentários, sempre são realizadas todas as medidas para salvar o dente, sendo a extração o último procedimento escolhido. “A extração é o último caso, com intervenções corretas e mantendo a qualidade do dente se busca um plano de tratamento para salvar o dente”, afirma Costa.
Ele também cita que, há situações em que a perda de dente pode ser acarretada por algum trauma acidental. Nestes casos e em alguns outros, a opção mais indicada é o implante, que devolve a funcionalidade da mastigação com um design natural e funcional para um sorriso mais bonito.