Perfil: conheça os festeiros da Festa do Bastião

-

Na 148ª edição da Festa de São Sebastião Mártir são festeiros os casais Clécio e Leonice Konrad, Paulo e Glassi Lehmen, e Daniel e Graciele Mello Severo. São eles que tomam à frente na divulgação da festa e visitam dezenas de comunidades durante todo o ano que antecede a programação. A 148ª Festa de São Sebastião Mártir começa amanhã, em Venâncio Aires. A programação segue até o domingo, 21, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, no Centro

Família Konrad

O agricultor Clecio Konrad, 61 anos, e a esposa Leonice Maria Stulp Konrad, 57 anos, são naturais de Vila Santa Emília, e membros atuantes da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes. Casados há 38 anos, têm três filhos. Vanessa Maria Konrad Nagel, 37 anos, que é casada com Vinicius Eduardo Nagel e mãe de Vinicius e Eduarda. Lucas Konrad, 31 anos, que tem como companheira Priscila Baierle e é pai de Miguel. E a terceira filha do casal é Luana Carolina Konrad, 28 anos, companheira de Augusto Müller.

A família Konrad é atuante no 4º distrito de Venâncio Aires, principalmente na comunidade católica. Durante anos, Clécio foi membro do Conselho de Administração e ministro extraordinário. Leonice, que é amante da música, fez parte do grupo de animação. Eles também participam do cuidado e da manutenção da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Emília, local conhecido como ‘Santinha’.

Clecio e Leonice priorizam a união da família. É rotina que todos almocem juntos aos sábados. Além dos filhos, genros, nora e netos, os almoços também contam com a participação da mãe do Clecio, dona Apollina, que mora ao lado do casal. Celebrar também é importante para a família, por isso, Clecio construiu a Cabana Konrad, que é o salão de festas da família.

Clecio e Leonice com filhos, genros, nora e netos. (Foto: Arquivo pessoal)

Família Lehmen

Paulo Cesar Lehmen, 65 anos, é natural de Linha Cachoeira e Glassi Jantsch Lehmen, 59 anos, é de Linha Maria Madalena. Ele se aposentou após trabalhar durante anos como classificador de tabaco na CTA Continental e ela é professora aposentada, tendo trabalhado durante 34 anos na rede pública de ensino e 25 anos na rede particular. Os dois são casados há 34 anos e têm um filho, João Paulo Lehmen, que reside e trabalha em Chapecó, Santa Catarina.

Glassi já foi catequista e integrante da Pastoral da Juventude na sua comunidade de origem. Depois do casamento, eles passaram a morar no bairro São Francisco Xavier, e integrar a comunidade no local. Também, desde 1993, participam da comunidade matriz, já fizeram parte do Conselho Administrativo durante várias gestões e são voluntários da Festa de São Sebastião Mártir há cerca de 30 anos. O casal também participa do Movimento de Cursilhos de Cristandade, no grupo Semeadores da Fé, e Glassi é ministra extraordinária.

No bairro Morsch, Paulo e Glassi participam da Associação Recreativa e Esportiva do Bairro Morsch, da qual ele é integrante do Conselho Administrativo e do grupo Amigos da Bola. Além disso, a família Lehmen é ativa, desde 2003, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão.

Glassi e Paulo com o filho João Paulo. (Foto: Arquivo pessoal)

Família Severo

Daniel Gustavo Severo, 40 anos, e Graciele de Mattos Mello Severo, 37 anos, são naturais de Venâncio Aires. Ele é comerciante, mas já trabalhou como contador durante seis anos no escritório de contabilidade Contec e 12 anos na contabilidade da Venax Eletrodomésticos. Ela atua no comércio desde os 14 anos. Há dois anos, o casal é proprietário da loja Grand Bazar, localizada no bairro Santa Tecla. Vivem juntos há 21 anos e são casados há 13. Deste relacionamento nasceu uma filha, Mariana, atualmente com 9 anos.

Graciele, aos 10 anos, atuava como coroinha, ajudando na catequese, e com 14 anos se tornou catequista na Comunidade Santa Ana, do bairro Diettrich. Já juntos, Daniel passou a também participar na diretoria e tocando violão na equipe de animação das missas da comunidade.

Em 2013, eles realizaram o Cursilho e se tornaram voluntários da Festa de São Sebastião Mártir. No ano passado, foram convidados para estarem à frente da coordenação do Movimento de Cursilhos de Cristandade de Venâncio Aires em 2024.

Daniel e Graciele com a filha Mariana. (Foto: Arquivo pessoal)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido