Período de recuperação aos alunos infrequentes ou reprovados da rede estadual começa no dia 8 de fevereiro

-

A partir do dia 8 até o dia 16 de fevereiro ocorrerá o período com os alunos, com novas possibilidades de aprovação aos que não tiveram alguma habilidade desenvolvida no ano letivo de 2022. Do dia 31 de janeiro ao dia 7 de fevereiro, todos os diretores das escolas serão chamados e receberão as orientações, para repassar às equipes diretivas e professores.

Segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, esta avaliação de período letivo é destinada tanto aos alunos que tiveram baixa frequência como também aqueles que não atingiram a média anual nas escolas estaduais.

Moura salienta que este momento de avaliações de período letivo terá aulas preparatórias para depois ter a aplicação da prova final. Professores poderão usar recursos diferenciados de aprendizagens para que os alunos adquiram as habilidades que ainda não foram conquistadas. “Não é só chegar em um dia e fazer a prova. Essa é uma chance de recuperar aquelas habilidades perdidas que podem ser tão pequenas, mas que são suficientes para impedir o avanço do aluno, e esse acompanhamento mais direto pode proporcionar melhor entendimento.” Depois de finalizado este período, começam oficialmente as aulas do ano letivo de 2023, em 23 de fevereiro.

“Este período é destinado aos que ainda não estão preparados para o ano letivo de 2023 e precisam de pré requisitos para avançar, inclusive os que tiveram frequência abaixo de 75%. Vamos aproveitar também para fazer a busca ativa destes alunos e evitar a evasão escolar, já que é compromisso do Poder Público manter os jovens menores de 18 anos nas escolas.”
LUIZ RICARDO PINHO DE MOURA
Coordenador da 6ª CRE

  • Uma portaria da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), publicada em 30 de dezembro de 2022, alterou as formas de avaliação dos estudantes das escolas estaduais, permitindo agora que os estudantes com frequência escolar inferior a 75% podem ter a chance de serem aprovados no fim do ano letivo. Antes da mudança, o aluno que não atingisse a frequência mínima era automaticamente reprovado, independente da nota.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido