Pesquisa Folha/Methodus: como os venâncio-airenses avaliam os governos de Lula, Leite e Jarbas?

-

Na edição de sábado, dia 31 de agosto, a Folha do Mate publicou a primeira das três pesquisas de intenção de voto para prefeito em Venâncio Aires, que apontou – na sua versão estimulada, quando são apresentados os nomes de todos os candidatos -, Jarbas da Rosa (PDT) com 43,3%, Giovane Wickert (PSB) com 23,3%, Maciel Marasca (PP) com 19,3% e Cândido Faleiro Neto (PT) com 1,8%. De acordo com os resultados apresentados, os brancos e nulos foram 2,3% e 10,3% não souberam responder.

Mas, além de medir a força dos candidatos à Prefeitura, a pesquisa encomendada ao Instituto Methodus também buscou informações do eleitorado da Capital Nacional do Chimarrão sobre o desempenho dos atuais gestores em três instâncias: Jarbas da Rosa (PDT) em Venâncio Aires, Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil. Utilizando a escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, 400 pessoas entrevistadas manifestaram as suas opiniões a respeito.

Com os quesitos ‘péssimo’, ‘ruim’, ‘regular’, ‘bom’ e ‘ótimo’ discriminados, Jarbas da Rosa vê o ‘bom’ em destaque, com 43,1%. Reunidos os quesitos ‘ótimo’ e ‘bom’, o prefeito de Venâncio Aires soma 54,4% e tem ainda 28,8% de ‘regular’ e 16,8% de ‘péssimo’ e ‘ruim’ somados. No caso do governador Eduardo Leite, o extrato dos quesitos discriminados aponta um empate entre ‘bom’ e ‘regular’, ambos com 36,6%. Por outro lado, ‘ótimo’ e ‘bom’ somam 43,4%. Em relação ao presidente Lula, é o ‘regular’, com 34,4%, que se destaca discriminadamente. Já no formato que reúne melhores e piores índices, deixando o ‘regular’ isolado, o ‘péssimo’ e ‘ruim’ que se sobressai, com 38,7%.

Análise

Segundo o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, a comparação das avaliações das administrações do presidente Lula (PT), do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), em Venâncio Aires,” nota-se uma clara diferença na percepção dos eleitores”. Ele ressalta que a administração de Lula apresenta uma divisão mais acentuada, com 38,7% dos eleitores classificando-a como péssima ou ruim e 26,8% considerando-a ótima ou boa, refletindo polarização em relação ao Governo Federal.

Já a gestão de Eduardo Leite (PSDB), de acordo com Sauer, é vista de forma mais positiva, com 43,4% dos eleitores avaliando-a como ótima ou boa, e apenas 19,9% como péssima ou ruim, indicando uma aceitação considerável entre o eleitorado local.

Por outro lado, continua o diretor do Instituto Methodus, a administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) recebe a avaliação mais favorável, com 54,4% dos eleitores classificando-a como ótima ou boa, e apenas 16,8% como péssima ou ruim. “Esse resultado sólido sugere que a gestão municipal é amplamente aprovada e pode estar contribuindo significativamente para a liderança de Jarbas da Rosa nas intenções de voto para a próxima eleição”, afirma.

Avaliações das três esferas governamentais

Avaliação do governo Lula (PT)

Utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, como você avalia a administração do presidente Lula (PT)?

Péssimo: 27,3%
Ruim: 11,4%
Regular: 34,4%
Bom: 22,5%
Ótimo: 4,3%

Utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, como você avalia a administração do presidente Lula (PT)?

Péssimo/Ruim: 38,7%
Regular: 34,4%
Ótimo/Bom: 26,8%

Avaliação do governo Eduardo Leite (PSDB)

Utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, como você avalia a administração do governador Eduardo Leite (PSDB)?

Péssimo: 12,6%
Ruim: 7,3%
Regular: 36,6%
Bom: 36,6%
Ótimo: 6,8%

Utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, como você avalia a administração do governador Eduardo Leite (PSDB)?

Péssimo/Ruim: 19,9%
Regular: 36,6%
Ótimo/Bom: 43,4%

Avaliação do governo Jarbas da Rosa (PDT)

Utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, como você avalia a administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT)?

Péssimo: 6,0%
Ruim: 10,8%
Regular: 28,8%
Bom: 43,1%
Ótimo: 11,3%

Utilizando uma escala de 1 a 5, onde 1 significa ‘péssimo’ e 5 ‘ótimo’, como você avalia a administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT)?

Péssimo/Ruim: 16,8%
Regular: 28,8%
Ótimo/Bom: 54,4%

Ficha de informações

  • Período de realização da pesquisa: De 26 a 28 de agosto de 2024.
  • Tamanho da amostra: 400 entrevistas.
  • Margem de erro: 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.
  • Nível de confiança: O intervalo de confiança é de 95%.
  • Público-alvo: Eleitores do município de Venâncio Aires – RS.
  • Fonte pública dos dados utilizados para elaboração da amostra: IBGE Censo 2010 e TSE – 2024.
  • Metodologia: Pesquisa com metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Venâncio Aires – RS.
  • Nome do contratante e origem dos recursos: Empresa Jornalistica Folha do Mate Ltda.
  • Nome da empresa que realizou a pesquisa: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda.
  • Número do registro: RS-00943/2024.
  • Data para divulgação: a partir de 29 de agosto de 2024.


Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido