Pelo sétimo ano consecutivo, a Philip Morris Brasil (PMB) vai apoiar a realização da Parada do Orgulho LGBT+, que acontece em São Paulo, no dia 2 de junho. Neste ano, a companhia também patrocina a Feira da Diversidade, evento oficial que antecede a parada, que será realizada em 30 de maio no Memorial da América Latina. Serão três painéis com patrocínio institucional da Philip Morris Brasil, sobre políticas públicas, empregabilidade e racismo estrutural. A 28.ª edição da Parada LGBT+, considerada a maior do mundo, terá o tema “Basta de negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+”, para pedir avanço em relação aos direitos da comunidade LGBT+ no Brasil.
A primeira roda de conversa tem o tema “Nada sobre Nós, Sem Nós”, sobre a importância da representatividade LGBT+ nos cargos eletivos. Com moderação de Nelson Mathias, presidente da ONG Parada SP, organizadora do evento, o workshop vai contar com a participação da vereadora trans Filipa Brunelli, do senador gay Fabiano Contarato, da deputada estadual bissexual Thainara Faria, do deputado bissexual Guilherme Cortez e da deputada federal lésbica Daiana Santos. A 28.ª edição da Parada LGBT+, considerada a maior do mundo, terá o tema “Basta de negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+”, para pedir avanço em relação aos direitos da comunidade LGBT+ no Brasil.
O segundo painel será sobre programas de empregabilidade, com o tema “Da pista para o FGTS”. Com moderação do Fórum de Empresas LGBTI, vai reunir representantes de várias empresas e terá palestra de Verena Belvedere, Integrated Talent Manager da Philip Morris Brasil.
A terceira roda de conversa será “Como o Racismo Estrutural afeta pessoas LGBT+”, com moderação do advogado Thiago Amparo e participação do cantor e compositor Rico Dalasam, da cantora Liniker, do CEO do coletivo Batekoo Artur Santoro e da pesquisadora Heliana Hemetério. A Feira da Diversidade é aberta ao público e as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.
Políticas internas
A PMB criou o grupo de afinidades Stripes em 2017, uma iniciativa conduzida por colaboradores com apoio da alta liderança, que trabalha na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e diverso. Entre as iniciativas do grupo está a formalização da política global para Pessoas Transgêneras e em Transição de Gênero.
Na Philip Morris Brasil, as uniões homoafetivas são consideradas nas políticas de benefícios da empresa para todos os fins, garantindo aos colaboradores LGBTI+ direitos como o auxílio-creche, licença casamento e licença parental.
Em 2022, a empresa foi nomeada pela Human Rights Campaign como um dos melhores lugares do Brasil para pessoas LGBTI+ trabalharem. Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.
A área interna de Compliance da empresa também conta com uma linha externa 0800, disponível 24 horas por dia, para denúncias e investigação de todas as condutas consideradas impróprias.
Em 2024, a Philip Morris Brasil vai liderar pela primeira vez o evento global Stripes, planejado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre questões LGBTI+ entre os colaboradores da Philip Morris International em todo o mundo. O evento será realizado no dia 24 de junho, em formato 100% online, e contará com palestras, depoimentos e participação de convidados.
Fonte: AI Philip Morris Brasil