Em uma cerimônia festiva realizada na sede da Philip Morris Brasil (PMB), no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, centenas de funcionários brindaram os 50 anos da empresa na tarde da última sexta-feira, 29 de setembro. Na camiseta alusiva às cinco décadas de fundação, os colaboradores trouxeram a frase que norteia o tema das comemorações: “Em busca da nossa melhor versão”.
O ato contou com a presença do novo presidente da empresa, o sérvio Branko Servalic, que se desafiou no idioma Português para cumprimentar e agradecer a todos os funcionários. Em seu discurso, reforçou o foco da empresa em “fazer um futuro sem fumaça” e o “compromisso de mudar a vida das pessoas fumantes”. “Hoje não apenas celebramos o passado, mas também olhamos para o horizonte com esperança e determinação. Os próximos anos nos oferecem oportunidades para continuar crescendo, inovando e fazendo a diferença”, disse Servalic, que assumiu a presidência em fevereiro deste ano.
O gestor também destacou a parceria com os produtores e reforçou a importância do desenvolvimento sustentável. “Estamos muito felizes com o que construímos nesses 50 anos, mas também estamos olhando para frente, para os próximos 50 anos”, salientou Servalic, que entregou uma placa em agradecimento ao Município de Santa Cruz do Sul.
O diretor de Operações da PMB, Diego Martinez, listou a qualidade e a segurança como os principais valores. Ele afirmou que há potencial de elevar a capacidade produtiva da fábrica, gerando mais investimento e desenvolvimento para a região. “Trabalhamos para um futuro sustentável para toda a cadeia produtiva, pilar da nossa transformação rumo a um futuro sem fumaça”, destacou.
Além dos colaboradores, a solenidade contou com a participação de diretores da empresa, da prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, e do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke. Em seus pronunciamentos, eles falaram da importância econômica da empresa na geração de emprego e renda para Santa Cruz do Sul e região. A PMB emprega, aproximadamente, 1,8 mil pessoas em todo o país, a maior parte no Rio Grande do Sul. Helena destacou a importância da empresa para a economia de Santa Cruz do Sul em números. Segundo a gestora municipal, 70% do retorno de impostos da cidade são oriundos das empresas do setor do tabaco e, deste total, cerca de 50% é a participação da Philip Morris Brasil.
“À medida que olhamos para o futuro, continuamos a inovar, crescer, enfrentar e vencer os novos desafios. Precisamos manter o foco total em fazer um futuro sem fumaça se tornar realidade na sociedade brasileira.”
BRANKO SERVALIC – Presidente da Philip Morris Brasil
Saiba mais
- A Philip Morris Brasil completou 50 anos no Brasil. Em 1973 a companhia começou em Santa Cruz do Sul, com a compra da Companhia de Fumos Santa Cruz.
- Em 2013, a empresa concluiu um investimento de R$ 124 milhões para unificar as etapas produtivas e instalou em Santa Cruz do Sul um dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento mais modernos do mundo. A fábrica abastece tanto o mercado nacional quanto o internacional.
- A PMB está conectada a uma rede de 21.337 famílias produtoras de tabaco, incluindo fornecedores diretos e terceiros beneficiadores de tabaco.
- Segundo a empresa, a unidade de Santa Cruz centraliza a fabricação de cigarros da empresa desde 1999, sendo responsável por abastecer mais de 140 mil pontos de venda em todo o território nacional.
- O grande salto dos investimentos da Philip Morris Brasil na Região Sul ocorreu a partir de 2010, quando a empresa anunciou a expansão dos seus negócios e o início da compra direta de tabaco de milhares de pequenos produtores.
- Globalmente, a empresa atua para desenvolver produtos sem fumaça e de risco reduzido, a exemplo do IQOS, produto de tabaco aquecido. A empresa estima que aproximadamente 19,4 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o produto e pararam de fumar.