Philip Morris faz a compensação de 1,8 mil toneladas de plástico e papel

-

A Philip Morris Brasil (PMB) alcançou, em abril, a compensação ambiental de 1,8 mil toneladas de resíduos, correspondentes ao plástico e papel das embalagens pós-consumo de produtos, em 2020 e 2021. Desenvolvido em parceria com a Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore), o programa funciona desde 2020 e integra ações da agenda ESG da companhia, além de fazer parte da estratégia de transformação do negócio por um futuro sem fumaça, com a substituição dos cigarros por alternativas de menor toxicidade.

Alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o programa é mantido pela Aslore, que é a responsável por implementar e operacionalizar os projetos de recuperação de materiais recicláveis e apoia 93 cooperativas de todo país e mais de 2,5 mil catadores, contribuindo para o fortalecimento da cadeia de reciclagem. Mateus Guterres, especialista em Sustentabilidade da Philip Morris Brasil, explica que a iniciativa está interligada à estratégia global da empresa, relacionada ao impacto pós-consumo dos produtos oferecidos.

“Acreditamos que a logística reversa é um trabalho conjunto de todos os atores que geram resíduos pós-consumo de seus produtos. Se todas empresas buscarem mitigar ou eliminar esse impacto, por meio da reciclagem, num futuro próximo chegaremos à economia circular fluida e autossuficiente, em benefício de toda sociedade e do meio ambiente. A Philip Morris Brasil quer fazer parte disso”, diz Guterres. Além disso, segundo ele, ações desta natureza reforçam as políticas de conformidade da empresa, em atendimento não só à legislação ambiental brasileira, mas também aos princípios de sustentabilidade.

Compromisso

1 Em uma outra frente, a PMB lançou, no Brasil, em 2022, a campanha institucional global Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, com a proposta de aumentar a conscientização e promover mudança no comportamento e nas atitudes em torno do descarte das bitucas de cigarro. A iniciativa está alinhada à meta global da PMI de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025.

2 Além de conscientizar para o problema do acúmulo das pontas de cigarro no meio ambiente, a campanha tem realizado ações práticas com a instalação de bituqueiras em São Paulo e distribuição de bituqueiras portáteis em praias dos estados do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além de municípios do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

3 Todo o material recolhido pela campanha Nosso Mundo Não é Um Cinzeiro passa por um processo de reaproveitamento, para conversão em papel reciclado, em uma parceria da PMB, com a empresa Poiato, de Campinas (SP), única no país credenciada para realizar este trabalho.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido