Invernada mirim do Piazito se apresenta nesta quinta-feira, 28, em Santa Maria (Foto: Divulgação)
Invernada mirim do Piazito se apresenta nesta quinta-feira, 28, em Santa Maria (Foto: Divulgação)

Venâncio Aires estará representado no Festival Estadual Tradicionalista Mirim (Festmirim), que ocorre no bairro Camobi, em Santa Maria, de hoje a domingo, 31, com as apresentações da força B, e de 5 a 7 de setembro, com os grupos da força A. Da Capital do Chimarrão, serão o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição, Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição e Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate.

Conforme a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmem Mayer, o festival é uma promoção do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, de Santa Maria, da 13ª RT, e tem por objetivo preservar a tradição e a identidade cultural, valorizar e divulgar as artes tradicionais com foco na categoria mirim.

O primeiro grupo venâncio-airense a subir no tablado é o DTG Piazito da Tradição, que se apresenta na tarde desta quinta-feira, 28, na categoria força B. Os trabalhos da invernada são conduzidos pelos instrutores Bruno Cassariego e Cristine Hertzer. Segundo lembra Cassariego, o grupo foi a primeira entidade de Venâncio Aires a levar uma invernada para o evento, em 2007. “A dedicação dos dançarinos é muito grande. Estamos ensaiando três vezes na semana e é importante também lembrar do apoio dos pais, que têm papel fundamental nesse processo”, diz.

GF Essência se apresenta no sábado, 30 (Foto: DIvulgação)

No sábado, 30, será a vez do GF Essência da Tradição, também na força B. Esta será a quarta participação da invernada no festival. O elenco é composto por 23 dançarinos. Os ensaios são conduzidos por Alex Manetti e Danieli Guteres, com coordenação de Cristiana Treib Moraes e coordenação artística de Edison Aquino.

CTG Erva Mate vai dançar a força A, no sábado, dia 6 de setembro (Foto: Divulgação)

O CTG Erva Mate estreia na força A no sábado, 6. Esta será a terceira participação no festival e a primeira na categoria principal. A entidade é presidida pela patroa Estela Ferreira e tem coordenação técnica e coreográfica de Pablo Grasel, e coordenação de Patrícia Padilha e Paula Posselt.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos