Uma guarnição da Brigada Militar de Venâncio Aires salvou a vida de uma recém-nascida, por volta das 17h30min de quinta-feira, feriado de Corpus Christi.
Uma moradora do bairro Coronel Brito, de 30 anos, ligou para o quartel da BM, informando que sua filha, de apenas 48 dias, não estava respirando e parecia estar engasgada.
Prontamente o atendente repassou informações para que ela realizasse a ‘manobra de Hemlich’, enquanto a guarnição se deslocava. A mulher seguiu as dicas do policial e em seguida seus colegas chegaram no local e seguiram os procedimentos.
Logo a criança voltou a respirar e sua coloração começou voltar à normalidade. A menina vou encaminhada ao Hospital São Sebastião Mártir, onde seguiu sendo atendida. Horas depois, com a saúde restabelecida, foi liberada para ir embora.
Como proceder
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.