Por volta das 18h de segunda-feira, 4, durante operação de intervenção prisional na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), 14 apenados ficaram feridos ao tentarem se rebelar contra os policiais penais.
Os presos de uma galeria foram retirados das celas e estavam sentados no pátio de um dos pavilhões, quando um apenado de 31 anos, natural de Teutônia, levantou e apresentou atos de indisciplina e instigou a massa carcerária a investir contra o policial disciplinador.
Este indivíduo foi retirado do pátio e então outros apenados se levantaram e se mostraram motivados a investir contra os policiais penais que participavam da operação.
Por isso e para conter a massa carcerária, foi necessário o disparo de munição antimotim, resultando em 14 lesionados. Eles foram identificados e na maioria são moradores de Lajeado e Santa Cruz do Sul.
Os apenados foram socorridos na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Peva e depois, sob escolta, foram levados até a Unidade de Pronto Antendimento (UPA) do bairro Cruzeiro.
Todos serão punidos pelos atos de indisciplina. Todos serão punidos pelos atos de indisciplina. Daniel Portela revela que, internamente, responderão a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e, ao final, sendo reconhecida a falta grave, poderá haver alteração na data base e prejuízo na progressão deles. “Ou seja, permanecerão mais tempo no regime fechado”, resume o diretor.
Nenhum policial penal foi ferido.