No último sábado, 13, o Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev) promoveu um curso de capacitação em ‘Atendimento de Primeiros Socorros em Ambiente de Culto’, na Igreja Evangélica Cristo Vive. Foram 53 participantes, que receberam, no fim do curso, um certificado.
O palestrante e instrutor do evento foi o enfermeiro e policial militar Carlos Artur Santos Lima. Entre os temas abordados estão suporte básico de vida (engasgo criança e adulto); PCR em adulto; uso do desfibrilador externo automático (DEA); lesões músculo-esqueléticas (entorse, fratura, luxação); trauma na cabeça (concussão e TCE); afogamento (ênfase em piscina com medidas preventivas); hemorragias (de grande volume, uso de bandagens, torniquetes, objetos encravados); e desmaio, convulsão e acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo o presidente do Compev, pastor Ben-hur dos Santos, é importante que a igreja seja uma comunidade capacitada e capacitadora, pois sem isso ela não conseguirá cumprir a missão de Deus no mundo. “Por amor a Cristo e seu corpo, é necessário este envolvimento. Cristo é a nossa motivação para o envolvimento e engajamento na capacitação e na parte assistencial”, diz.