Se você já usa a internet há algum tempo, certamente já se deparou com anúncios de VPNs ao navegar entre um site e outro – e o setor vem crescendo há algum tempo, em 2019, 54% dos usuários de internet usavam esse tipo de serviço e no mesmo ano o Brasil ocupava o 5º lugar no ranking dos países que mais baixava esse tipo de app.
Mas para que serve uma VPN mesmo? As aplicações são muitas, para fins de trabalho, entretenimento ou conseguir bons descontos em produtos de seu interesse, mas antes disso precisamos entender o que é uma VPN de fato.
VPNs oferecem segurança e demais vantagens aos seus usuários
Toda vez que você usa um app ou visita um site, seja no seu celular ou em qualquer outro dispositivo, como tablet, notebook ou computador, é estabelecida uma conexão entre aquele aparelho e o serviço que você está tentando acessar – o tráfego de dados fica disponível para curiosos e pessoas mal-intencionadas de plantão.
Uma VPN, sigla em inglês para rede virtual privada, mascara essas informações, protegendo os dados enviados e informações sigilosas, como seu cartão de crédito, por exemplo. Outra vantagem, além da segurança, é que com as VPNs é possível burlar restrições geográficas em serviços de streaming e pode-se obter vantagens até mesmo na hora de fazer compra online – isso acontece porque muitas empresas baseiam sua política e conteúdos (e preços) com base na localização do usuário.
Como as VPNs podem ajudar os viajantes?
Imagine que você gostaria de comprar um pacote de viagens para determinado local e os preços encontrados passam um pouco do seu orçamento – ao utilizar uma VPN, mudando a localização do servidor utilizado, você pode ter acesso a preços diferentes daqueles estabelecidos anteriormente.
Além do que, como mencionado no parágrafo anterior, é possível também desbloquear o conteúdo de serviços de streaming populares como Netflix ou GloboPlay, por exemplo – digamos que você está viajando e gostaria de continuar maratonando suas séries e programas favoritos no tempo de descanso, mas aquele conteúdo está indisponível no país que você está visitando. Uma VPN resolve isso: basta se conectar a um Brazil server.
Já entendemos então que VPNs são uma forma de “destravar” a internet, certo? Sem restrições definidas por terceiros, o usuário final acaba por ter maior liberdade e maiores opções na hora de consumir qualquer tipo de conteúdo e adquirir bens e serviços, tudo isso de forma segura, contanto que opte por um serviço de confiança.
Entre serviços gratuitos e pagos
Há diversos tipos de provedores de VPN em operação no mercado, alguns dedicados a games, outros que prometem navegação com grande agilidade – soluções não faltam, incluindo serviços pagos e gratuitos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Uma coisa a ser levada em consideração de fato é o quão seguros estes serviços são, então sempre vale à pena se informar a respeito do tipo de criptografia utilizado e também procurar por avaliações de outros usuários. Além disso, muitos dos provedores de VPNs também oferecem períodos de avaliação gratuitos aos usuários, então é uma questão de ir vendo o que funciona melhor para você.