Preocupada em promover ações que possam contribuir para a preservação do meio ambiente, a equipe do Posto de Combustíveis Gasóleo da 7 programou uma semana de atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
Na próxima terça-feira, 6, serão distribuídas sementes e mudas de árvores nativas para os clientes que forem até o estabelecimento para realizar algum serviço. A atividade vai contar com a presença dos comunicadores da Rádio Terra FM, na parte da manhã, com a divulgação das ações ao vivo e sorteio de brindes. A distribuição de sementes e orientação aos clientes já começa na segunda-feira, 5, e segue até o próximo sábado, 10.
Sócia-proprietária do empreendimento, Fabiana Wachholz salienta que a intenção é incentivar os clientes a aderirem a práticas sustentáveis, algo que já é trabalhado com a equipe que atua na empresa. “Nós trabalhamos com a comercialização de combustíveis, algo que polui o meio ambiente. É nosso papel também promover ações para incentivar a preservação da natureza” afirma.
Fabiana ressalta que a ideia é estimular os clientes também a adotarem ações de preservação. Cada pessoa que ganhar a muda ou sementes receberá a sugestão de registrar nas redes sociais o plantio, marcar a página do Gasóleo e, com isso, ganhar descontos. “Queremos enaltecer a ideia de transformação, de cada um fazer a sua parte pelo meio ambiente”, acrescenta.
O Gasóleo conta com espaço verde junto ao posto e a ideia é, futuramente, aproveitar o espaço para montar uma horta, que será cultivada pelos colaboradores e poderá ser utilizada pelos clientes do posto. Além disso, o estabelecimento é Carbono Neutro há três anos (veja box).
Orientação
A orientação sobre as ações realizadas para fomentar a sustentabilidade e preocupação ambiental é feita pelo consultor da Perenar Consultoria, Eduardo Assmann, que também sócio-proprietário do Posto Gasóleo da 7. Ele explica que a escolha de árvores nativas se dá porque elas ajudam a manter e ampliar a biodiversidade local. As espécies que serão disponibilizadas aos clientes do Gasóleo são umbu, cerejeira, gabiroba, ipê, guapuruvu, goiaba, angico, araçá, camboim e pitanga.
Além de receber as sementes ou mudas, os clientes também vão ser orientados sobre o cuidado com as plantas. Assmann explica que cada espécie tem um cuidado diferente. “Importante é uma boa terra, manter umidade, pegar luz e proteger contra danos”, observa. As árvores chegam ao tamanho máximo de 3 a 12 anos após o plantio, de acordo com a espécie.
O que é uma empresa carbono neutro?
É quando uma empresa compensa suas emissões de carbono, o que pode ser feito por meio de plantio de árvores nativas ou compra de créditos de carbono. Para isso, é necessário, primeiro, fazer o inventário das emissões, ou seja, identificar as fontes emissoras e mensurar por meio do método GHG Protocol. Este resultado definirá a quantidade de carbono emitida pela empresa.